DIRETORA EXECUTIVA DO TECNOPARQ PRESIDE A PRIMEIRA REUNIÃO DE 2022 DA REDE MINEIRA DE INOVAÇÃO

 

Aconteceu na última terça-feira (05) a primeira reunião do ano promovida pela Rede Mineira de Inovação (RMI), na sede do CIT Senai em Belo Horizonte. O objetivo principal do encontro é a integração e definição de estratégias de fomento do desenvolvimento tecnológico e empresarial de Minas Gerais. Foram convidados a participar diretores, gestores de incubadoras e parques tecnológicos, associados e parceiros da RMI.

Presidindo o encontro, a Diretora Executiva do tecnoPARQ e Presidente da RMI, Adriana Faria, abriu a reunião e posteriormente falou sobre ações que a RMI executou no ano de 2021 a fim de atualizar, discutir e contribuir com o planejamento de ações para 2022. Adriana também apresentou os resultados do InovaData-mg, uma plataforma de inteligência competitiva para integração, acompanhamento e avaliação dos ambientes de inovação, tecnologia e negócios do Estado de Minas Gerais. Os dados e as informações estão disponíveis na plataforma para acesso de empresários, gestores, pesquisadores, agências de fomento, governos e demais interessados nos ambientes empreendedores de base tecnológica de Minas Gerais.

As principais pautas da reunião foram o apoio ao empreendedorismo e à inovação tecnológica em Minas Gerais, com a participação de José Antônio Silvério, Coordenador de Inovação Tecnológica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Também foram apresentadas questões sobre governança de ambientes de inovação e legislação municipal de ciência, tecnologia e inovação, essa última com destaque para a participação do vereador Daniel Cabral (PCdoB) que apresentou pontos importantes sobre políticas públicas voltadas ao fomento da inovação e criação de oportunidades para a comunidade do Município de Viçosa.

 

A RMI

Fundada em 4 de agosto de 1997, a RMI é uma associação, sem fins lucrativos, de Incubadoras, Parques Tecnológicos e outras organizações mineiras. É responsável por articular esforços e desenvolver ações direcionados para a obtenção e gerência de informações; captação e destinação de recursos; estruturação de programas, metodologias e mecanismos destinados à implementação, desenvolvimento e consolidação de Incubadoras, parques e de empreendimentos inovadores de Minas Gerais.

O objetivo principal da RMI é promover e buscar parcerias e outros tipos de apoio perante a empresas e organizações não governamentais (ONGs), brasileiras ou estrangeiras, bem como perante os governos federal, estadual ou municipal, de modo a cumprir os objetivos acima enumerados, buscando, inclusive, o estabelecimento de eventuais termos de parceria e representar os interesses dos Associados perante a instituições governamentais, ONGs, entidades apoiadoras e demais instituições cujo objetivo esteja alinhado com os objetivos da RMI.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

10-09-25

Inovação em destaque: tecnoPARQ anuncia cinco novas empresas selecionadas para o Programa de Incubação

O tecnoPARQ – Parque Tecnológico de Viçosa – tem a satisfação de anunciar as cinco novas empresas aprovadas em seu mais recente processo seletivo para o Programa de Incubação. Com...
10 setembro 2025

tecnoPARQ firma parceria internacional durante missão à China

Delegação brasileira com 27 instituições inicia agenda no China-BRICS Science and Innovation Incubation Park e avança em cooperação global em inovação e tecnologia   O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ),...
8 setembro 2025
08-09-25

Resultado da Pré-Incubação 2025/2 é divulgado pelo tecnoPARQ

O Parque Tecnológico de Viçosa – tecnoPARQ divulgou nesta quarta-feira, 03 de setembro, o resultado do processo seletivo para a Pré-Incubação 2025/2. A decisão foi definida em reunião do Comitê...
4 setembro 2025