Diretora do tecnoPARQ participa de painel internacional no ACE 2025, em Belém (PA)

Na última quarta-feira, 27 de agosto, a diretora executiva do tecnoPARQ, Adriana Ferreira de Faria, participou do painel The Brazilian Innovation Ecosystem, durante o Americas Competitiveness Exchange (ACE) 2025, realizado em Belém (PA). Na ocasião, Adriana representou a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da qual é presidente.

O ACE é considerado o principal programa de integração econômica, inovação e empreendedorismo das Américas, reunindo formuladores de políticas públicas, representantes de universidades, centros de pesquisa, empresas e governos. A edição de Belém está ocorrendo entre os dias 25 e 29 de agosto e tem como propósito promover o intercâmbio de boas práticas, a formação de parcerias estratégicas e o fortalecimento dos ecossistemas de inovação na região e no mundo.

No painel, Adriana compartilhou a visão da Anprotec sobre os desafios e oportunidades para o fortalecimento do ecossistema brasileiro de inovação. Em sua fala, destacou a atuação do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), por meio das atividades do tecnoPARQ e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, e também a importância da interação entre universidade, empresa e governo, modelo conhecido como Triple Helix, reforçando o papel estratégico das organizações intermediárias na geração de inovação efetiva.

“A dissertação não é inovação, a tese não é inovação, o artigo não é inovação. Esses são elementos fundamentais, mas a inovação só acontece quando conseguimos transformar conhecimento em produtos, serviços e processos que chegam ao mercado e geram impacto real. Para isso, é indispensável que universidades, empresas e governos trabalhem em sinergia”, destacou Adriana.

O painel também contou com a participação de Guilherme Calheiros (Embrapii), Juliana Costa Vasconcelos Alencar (ApexBrasil), Sheila Pires (MCTI) e Ryan Ramkhelawan (Lasting Machine Ventures), reunindo representantes de instituições estratégicas do ecossistema de inovação brasileiro.

A contribuição neste evento pôde destacar o compromisso da Anprotec em fomentar ambientes de inovação como alicerces para o desenvolvimento econômico sustentável. A presença da diretora do tecnoPARQ nesse espaço internacional reforça o protagonismo do Parque Tecnológico de Viçosa e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na discussão de políticas e estratégias voltadas à inovação, consolidando o papel da instituição como referência nacional e parceira ativa em iniciativas globais.

 

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

MCTI lança estudo nacional sobre os Parques Tecnológicos do Brasil, produzido pela UFV em parceria com a Anprotec

Publicação coordenada pela diretora do tecnoPARQ, Adriana Ferreira de Faria, apresenta panorama inédito sobre a evolução, o impacto e o potencial dos parques tecnológicos brasileiros O Ministério da Ciência, Tecnologia...
14 outubro 2025

tecnoPARQ Social apoia Corrida Viçosa 2025 e reforça compromisso com o impacto social e a inclusão

O tecnoPARQ Social marcou presença na Corrida Viçosa 2025, evento realizado em celebração ao 154º aniversário da cidade, promovido pela Prefeitura de Viçosa por meio da Diretoria de Esportes da...
14 outubro 2025

Microbiotec em destaque nacional: inovação desenvolvida no tecnoPARQ revoluciona o combate à corrosão na indústria de óleo e gás

A Microbiotec, empresa residente do tecnoPARQ, acaba de conquistar destaque nacional com uma tecnologia inédita que promete transformar o enfrentamento da corrosão em plataformas marítimas da Petrobras. A startup foi...
14 outubro 2025