Na última quarta-feira, 27 de agosto, a diretora executiva do tecnoPARQ, Adriana Ferreira de Faria, participou do painel The Brazilian Innovation Ecosystem, durante o Americas Competitiveness Exchange (ACE) 2025, realizado em Belém (PA). Na ocasião, Adriana representou a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da qual é presidente.
O ACE é considerado o principal programa de integração econômica, inovação e empreendedorismo das Américas, reunindo formuladores de políticas públicas, representantes de universidades, centros de pesquisa, empresas e governos. A edição de Belém está ocorrendo entre os dias 25 e 29 de agosto e tem como propósito promover o intercâmbio de boas práticas, a formação de parcerias estratégicas e o fortalecimento dos ecossistemas de inovação na região e no mundo.
No painel, Adriana compartilhou a visão da Anprotec sobre os desafios e oportunidades para o fortalecimento do ecossistema brasileiro de inovação. Em sua fala, destacou a atuação do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), por meio das atividades do tecnoPARQ e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, e também a importância da interação entre universidade, empresa e governo, modelo conhecido como Triple Helix, reforçando o papel estratégico das organizações intermediárias na geração de inovação efetiva.
“A dissertação não é inovação, a tese não é inovação, o artigo não é inovação. Esses são elementos fundamentais, mas a inovação só acontece quando conseguimos transformar conhecimento em produtos, serviços e processos que chegam ao mercado e geram impacto real. Para isso, é indispensável que universidades, empresas e governos trabalhem em sinergia”, destacou Adriana.
O painel também contou com a participação de Guilherme Calheiros (Embrapii), Juliana Costa Vasconcelos Alencar (ApexBrasil), Sheila Pires (MCTI) e Ryan Ramkhelawan (Lasting Machine Ventures), reunindo representantes de instituições estratégicas do ecossistema de inovação brasileiro.
A contribuição neste evento pôde destacar o compromisso da Anprotec em fomentar ambientes de inovação como alicerces para o desenvolvimento econômico sustentável. A presença da diretora do tecnoPARQ nesse espaço internacional reforça o protagonismo do Parque Tecnológico de Viçosa e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na discussão de políticas e estratégias voltadas à inovação, consolidando o papel da instituição como referência nacional e parceira ativa em iniciativas globais.