DIRETORA DO TECNOPARQ PALESTRA EM SEMINÁRIO DA REDE INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO CONTRA A COVID-19

 

Adriana Faria, professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Diretora Executiva do tecnoPARQ e Presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI), realizou uma palestra sobre “Medicina Integrativa e o tecnoPARQ”, em evento da Rede Internacional de Cooperação Contra a Covid-19. A palestra, que aconteceu no dia 26 de maio, marcou o encerramento do “Seminário de Cooperação em Educação Internacional em Medicina Tradicional”, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) e a Fundação Hengji de Desenvolvimento e Gerenciamento de Saúde de Beijing (Pequim).

A Diretora apresentou a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e as possibilidades de parceria na temática do evento. Na oportunidade, agregou conhecimentos ao evento ao abordar a importância da atuação dos Parques Tecnológicos no desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica que podem atuar na Medicina Integrativa, como é o caso de algumas empresas vinculadas ao tecnoPARQ, como a ADWA Cannabis, a MedYes e a Sépala, que ilustram os esforços em reafirmar a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde.

O evento também foi palco da assinatura do convênio entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a rede de cooperação sino-brasileira de Medicina Tradicional para o Enfrentamento da Covid-19. A rede é financiada pela Fundação Hengji de Desenvolvimento e Gerenciamento de Saúde de Beijing (Pequim), em parceria com o Governo de Minas, por meio do INDI.

A parceria da Unimontes foi oficializada com a Nanjing University of Chinese Medicine (NJUCM) e a assinatura foi realizada durante o Seminário pelo reitor, professor Antonio Alvimar Souza, e pela vice-reitora Ilva Ruas de Abreu. O acordo com a China também envolve pesquisadores do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes), do Departamento de Economia, do mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial e da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT).

O objetivo principal desta cooperação é estimular estudos e pesquisas para o combate à pandemia e aprofundar a parceria estratégica entre China e Brasil. O Seminário, por sua vez, foi uma excelente forma de iniciar esta cooperação, tendo em vista que contou com a presença de diversos nomes de relevância internacional, além da Diretora Executiva do tecnoPARQ, como:

Ivan Pinto, da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais;
Chen Yongcan, Cônsul-Geral Adjunto da China no Rio de Janeiro;
Gu Ping, Vice-prefeito de Taizhou, província de Jiangsu;
Humberto Souto, Prefeito de Montes Claros;
Edilson Carlos Torquato, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Montes Claros;
Sun Zhiguang, Vice-Reitor da Universidade de Medicina Chinesa de Nanquim;
Antonio Alvimar Souza, Reitor da Universidade Estadual de Monte Claros;
Dr. Roberto de Souza Rodrigues, Reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro;
Wang Jiabo, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina Tradicional Chinesa de Pequim, Universidade de Medicina de Capital;
Hou Zhongwei, Professor Adjunto, Faculdade de Acupuntura e Moxabustão da Universidade de Medicina Chinesa de Pequim;
Dr. André Wanwen Tsai, Diretor do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo;
Su Shibing, Professor da Universidade de Medicina Chinesa de Xangai;
Dr.Yu Tao da Universidade de Blumenau ,Tao Terapias & Consultorias;
Dr. Paulo Gonçalves, do Instituto de Educação Continuada em Farmacologia Chinesa; e
Fang Fang, Diretora da Base de Cooperação Internacional China-Brasil de Produtos da Medicina Chinesa.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024