Durante os dias 21 e 22 de outubro, a cidade de São João Del Rei foi palco de um importante evento de inovação e empreendedorismo, o Del Rei NEXT. O evento, que teve como objetivo de promover a aproximação entre o setor privado e as instituições de ensino da região, além de formentar o empreendedorismo e o desenvolvimento do ecossistema de inovação, teve como pilares a inovação, tecnologia, conteúdo, negócios e experiências.
A coordenadora do tecnoPARQ, Jucélia Lopes, foi uma das painelistas desse evento que visou impulsionar a inovação, além de unir universidades, empresas e governo para promover o desenvolvimento. O Del Rei NEXT foi palco de de pitch sessions, hackathons, palestras, workshops, mentorias e muito networking.
Ao lado de Marcelo Coutinho, da Rockfort; Clodoaldo Lacerda, da Uniptan; do Eduardo Bento, da UFSJ; do Arthur Avelar, da Moinho e da Terexinha Magalhães do IF Sudeste; Jucélia compôs o Painel 3: O Papel das Universidades no Desenvolvimento de Territórios Inovadores.
Durante sua explanação, Jucélia falou a respeito das ações que a UFV, por intermédio do tecnoPARQ, promove na região onde está inserida para o desenvolvido tecnológico, econômico, social e ambiental da comunidade. O tecnoPARQ atua como uma organização intermediária, fazendo com que governo, empresas, universidades e sociedade interajam entre si.
Jucélia ainda destacou que Viçosa, por ser uma cidade univeristária, tem a prestação de serviço como uma variável importante no que se refere à sua economia. No entanto, a cidade também tem se destacado pela criação e desenvolvimento de empresas de base tecnológica. Empresas essas que já apresentam um faturamento representativo para economia do município, bem como, o que se refere ao recolhimento de impostos. Ainda temos que considerar os postos de trabalhos qualificados, diretos e indiretos, ofertados por essas startups e empresas vinculadas ao Parque Tecnológico e à sua Incubadora de Empresas.
Na ocasião, Jucélia ainda destacou o papel do Parque Tecnológico, bem como todo ecossistema de inovação de Viçosa e região, como agente de políticas públicas e o forte potencial de São João Del Rei e região para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação e de empresas de base tecnológica.