Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia da China, Wang Zhigang, “é preciso manter as parcerias firmadas nos últimos anos e buscar novos tipos de cooperação. Devemos olhar para o passado e pensar no futuro”. Assim, desde junho de 2021, Brasil e China vem trabalhando para fortalecer a cooperação em ciência e tecnologia que os países já possuem.
Recentemente, porém, o Ministério da Ciência e Tecnologia da China em conjunto com a Embaixada do Brasil em Pequim, na China, está desenvolvendo ações para fortalecer a cooperação entre os países também no âmbito da inovação. Este trabalho foi materializado no dia 29 de outubro no Encontro China-Brasil para Cooperação em Parques Científicos.
O evento, que foi fechado para os convidados, teve como objetivo fortalecer a cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre a China e o Brasil, bem como promover a comunicação entre a China e o Brasil em termos de Parques Tecnológicos. Assim, dois Parques Tecnológicos brasileiros foram convidados para integrar este evento: o Supera Parque, vinculado à Universidade de São Paulo (USP), e o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV).
A professora Adriana Ferreira, Diretora Executiva do tecnoPARQ e Presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI), foi convidada a participar deste encontro pela Embaixada do Brasil na China, por meio do Sr. José Roberto de Andrade Filho, Head of the Science, Technology and Innovation Section. Na ocasião, além de apresentar o Parque e a UFV aos participantes chineses, Adriana também discursou sobre o desenvolvimento da agroindústria moderna no Brasil e as demandas de cooperação com a China.
Além da participação de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia da China e da Embaixada do Brasil em Pequim, na China, o evento também contou com a participação de representantes de zonas de alta tecnologia do território chinês, empresas convidadas e instituições de investimento. A expectativa é que em breve possamos desenvolver ações junto aos participantes do encontro para fortalecer a cooperação China-Brasil e, por conseguinte, desenvolver ambos países no que diz respeito à ciência, tecnologia e inovação.