CONHEÇA OS MAIORES DESAFIOS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO!

 

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de produtos do agronegócio do mundo e está entre os principais países da América-Latina que está conseguindo ampliar suas exportações agrícolas mesmo em tempos de pandemia. O país é o segundo maior produtor de alimentos do planeta, tendo como fatores favoráveis o clima, a localização e a crescente incorporação de tecnologia.

Com 64 milhões de hectares de área cultivada, chegamos a aproximadamente 100,7 bilhões de dólares com exportação em 2020. No mesmo ano, o PIB do agronegócio chegou a quase US$ 380 bilhões, valor 24,32% maior do que o ano anterior e chegando a 26,6% de participação do PIB nacional.

Além disso, o agronegócio foi o setor que mais gerou empregos com carteira assinada no Brasil, empregando 18,3 milhões de pessoas na cadeia produtiva.

Para os empreendedores que não têm medo de arriscar, o ano de 2020 evidenciou o quanto os desafios podem se tornar oportunidades de negócios disruptivos. No agronegócio, a pandemia acelerou a Revolução 4.0, com a aderência cada vez maior de tecnologias dentro e fora do campo.

Segundo a StartupBase, base de dados do ecossistema de startups gerido pela Associação Brasileira de Startups – ABStartup, em janeiro de 2020 existiam 322 AgTechs no país. Em setembro do mesmo ano o número saltou para 338, um aumento de 5%.

Esse é um mercado aquecido, cheio de oportunidades e em larga expansão. E também é o setor de maior expertise da Universidade Federal de Viçosa (UFV), berço de muitas tecnologias aplicadas ao agronegócio.

Pensando nisso, o programa de Pré-Aceleração de novos negócios de base tecnológica do tecnoPARQ tem como um de seus setores estratégicos justamente o agro, que conta com os seguintes desafios dentro do nosso edital:

  • Soluções para comercialização;
  • Inovação nos sistema de irrigação e fertirrigação automatizado;
  • Monitoramento de pragas e doenças;
  • Plataforma Digital para Análise de Dados; e
  • Inovação na Agricultura de Precisão.

Você, seu grupo de pesquisa ou seus amigos possuem uma tecnologia capaz de solucionar algum desses desafios? Então acesse agora mesmo o site do tecnoPARQ Acelera e confira como nós podemos ajudar você a impactar o agronegócio brasileiro: conteudocentev.ufv.br/tecnoparq-acelera

Mas corra, pois as inscrições só vão até o dia 20 de agosto, próxima sexta.

E aí, vamos inovar juntos?

 

tecnoPARQ Acelera

O tecnoPARQ Acelera é um programa de pré-aceleração de novos negócios de base tecnológica a partir do desenvolvimento de tecnologias que solucionem problemas reais do mercado que já foram mapeados pelo tecnoPARQ. Essas tecnologias que serão desenvolvidas são consideradas estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro nas seguintes grandes áreas:

  • Agronegócio
  • Alimentos
  • Floresta

Nosso objetivo é promover a difusão da cultura do empreendedorismo inovador de base tecnológica, contribuindo para a criação de novas empresas, colaborando na formação profissional dos participantes e oferecendo suporte para que você possa desenvolver o seu sonho com a gente!!

Para maiores informações, acesse: conteudocentev.ufv.br/tecnoparq-acelera

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Como Dominar a Gestão Financeira da Sua Startup: Dicas Práticas para Empreendedores

Introdução A gestão financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer startup. Sem um controle rigoroso das finanças, mesmo as ideias mais brilhantes podem falhar. Neste artigo,...
18 junho 2024

tecnoPARQ promove treinamento sobre Gestão da Inovação para empresa associada

Na última terça-feira (11/06), o Parque Tecnológico de Viçosa promoveu um treinamento para a Tial, empresa associada do tecnoPARQ. O tema foi Gestão da Inovação, um assunto crucial para as...
14 junho 2024

tecnoPARQ promove Workshop Inspirador sobre Liderança Estratégica e de Impacto

No dia 13 de junho, o tecnoPARQ sediou o workshop intitulado “Liderança Estratégica e de Impacto: Desenvolvendo Líderes com Propósitos“. O evento, parte do Programa de Qualificação Empreendedora do tecnoPARQ,...
14 junho 2024