CONEXÃO POLÔNIA X TECNOPARQ: ASSINATURA DE MEMORANDO DE INTENÇÕES SOLIDIFICA PARCERIA POLONESA COM O BRASIL

 

Representantes da Universidade da Silésia, localizada na Polônia, vieram ao Brasil para realizar a assinatura de um Memorando de Intenções (MoU) entre a Universidade da Silésia e a UFV, integrando o ecossistema empresarial brasileiro ao polonês. Além da assinatura, o Vice-Presidente da Invento Capital, Robert Bielén, acompanhado do CEO da startup Planet Heroes, Przmek Pyziel, compareceram ao tecnoPARQ para conhecer o ecossistema empresarial de Viçosa e compreender a relação que a UFV e o tecnoPARQ possuem com o fomento da inovação na região.

O MoU assinado pelas partes tem por objetivo geral de construir uma ponte de comunicação entre a Polônia e o Brasil, cooperar na organização de ações conjuntas voltadas principalmente à prospecção e criação de novos negócios, promover a transferência de conhecimento e tecnologias entre as partes e suas empresas e projetos vinculados, incentivar a expansão internacional por meio de filiais ou escritórios e realizar atividades de promoção cruzada de negócios.

A Universidade da Silésia é uma das maiores e mais dinâmicas universidades públicas da Polônia e um importante centro de pesquisa interdisciplinar com excelentes equipes de pesquisa e laboratórios bem equipados, sendo um ator importante no cenário científico global. Compreendendo a importância do mercado internacional, neste caso, o europeu, o tecnoPARQ promove o BraSilésia, um programa que atua ativamente na inserção de startups brasileiras na Polônia da mesma forma que conecta empreendimentos poloneses ao ecossistema empresarial brasileiro. A Impacto Capital, vinculada à Universidade da Silésia, atua de forma semelhante do tecnoPARQ, provendo conhecimento e contatos comerciais, respondendo às necessidades do mercado, encontrando as melhores soluções, conquistando novos mercados e construindo uma vantagem internacional. Ambos os ambientes de inovação possuem grande potencial para atuar de maneira conjunta no fomento da inovação e desenvolvimento na internacionalização de suas vinculadas.

“Todos aqui no tecnoPARQ se orgulham da parceria com a Polônia e estamos muito felizes em receber o Robert e o Przmek aqui. Como parceiros, enxergamos na Invento Capital uma oportunidade de grande relevância estratégica para a tanto para a UFV quanto para a Universidade da Silésia. Além diso, temos a Planet Heroes, que chegou a nós diretamente pelo BraSilésia e encantou a todos com sua atuação brilhante na manutenção e preservação do meio ambiente a nível mundial. E esse é só o início!”
Adriana Faria, Diretora Executiva do tecnoPARQ.

 

Visita dos Poloneses a Viçosa

Na sexta-feira (8), os empresários iniciaram um tour por Viçosa, visitando pela manhã a empresa Haskell, e no período da tarde, tiveram uma programação pela UFV e conheceram os Laboratórios da Bioquímica, onde foram recebidos pelo Professor Thiago Mendes, que também possui um histórico de sucesso com o tecnoPARQ por meio do Innovation Link, um programa de ligação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) responsável por gerir a interface entre a UFV, a indústria, o governo e outras organizações de pesquisa. Acompanhados pela equipe do tecnoPARQ, os empresários foram levados a visita ao Laticínios Produtos Viçosa, onde conheceram toda a fábrica e o laboratório acadêmico.

O tecnoPARQ tem realizado diversas ações de internacionalização, cujo objetivo principal é tornar o tecnoPARQ um ambiente global para novos negócios, para alavancar a competitividade e para desenvolver novas tecnologias. O BraSilésia faz parte da estratégia de atração de novas empresas para o ambiente do tecnoPARQ, no âmbito do seu Programa de Soft Landing. Vale destacar que o tecnoPARQ é um Soft Landing Hub certificado junto à Enrich in Brazil (European Network of Research and Innovation Centres and Hubs).

 

Rodada de Pitch Brasil/Polônia

No encontro do dia 09, além da assinatura do MoU, houve também a oportunidade para que startups vinculadas ao parque pudessem apresentar um pitch para a instituição polonesa. A Contajá, é uma empresa que oferece contadores reais com atendimento personalizado para cada cliente com a utilização de software, de forma a juntar praticidade e qualidade no serviço prestado, simplificando e agilizando os processos enquanto prioriza a eficiência. A Digital Grid oferece soluções para dificuldades das usinas em leitura dos créditos das unidades consumidoras, na otimização de rateio dos créditos das usinas com a geração de faturas personalizadas para consumidores e na gestão financeira e de créditos da usina. Também esteve presente a Liamarinha, empresa que desenvolve e aplica tecnologias sustentáveis para águas e efluentes. Para reduzir os contaminantes orgânicos e inorgânicos da água, a empresa utiliza as soluções baseadas na natureza para melhorar a qualidade da água. Da mesma forma, o CEO da Planet Heroes também realizou uma apresentação de sua atuação para a diretoria do tecnoPARQ e para os empreendedores presentes.

 

Case de Sucesso do BraSilésia

Visando o mercado internacional, a parceria entre o Brasil e a Polônia não é novidade no tecnoPARQ. O contato com o ecossistema polonês ocorreu por meio do BraSilésia, um programa de desenvolvimento colaborativo que tem por objetivo prover a aceleração de startups e micro e pequenas empresas do Brasil e da Polônia, e auxiliar os empreendedores que desejem explorar novos mercados internacionais por meio de metodologias, ferramentas, mentorias e consultorias, funcionando como ponte de inserção das startups brasileiras na Polônia e vice-e-versa.A vinda dos representantes da Universidade da Silésia e Invento Capital aconteceu para selar esta parceria. A presença da startup Planet Heroes no Brasil representa o primeiro caso de sucesso do BraSilésia, com a empresa tendo participado de um dos 3 webinários do programa e assim foi introduzida ao cenário nacional. No Brasil, estão planejando ações a serem executadas em parceria com empresas brasileiras, e já possuem uma parceria em execução com uma gigante do ecossistema empresarial brasileiro. Além do BraSilésia, o tecnoPARQ executa também os Programas de Incubação Cruzada Brasil-Índia e Brasil-Áfrca do Sul, aumentando muito o alcance das startups vinculadas ao parque.

Gostou? Tem interesse em internacionalizar seu empreendimento? Entre em contato e vincule seu empreendimento ao tecnoPARQ! Aqui, além dos melhores programas de Pré-Aceleração, Pré-Incubação, Incubação e Residência, nós possuímos um setor exclusivo para tratar de assuntos relacionados à internacionalização! Não perca tempo e fale conosco pelo e-mail: tecnoPARQ @ufv.br

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024