CONEXÃO POLÔNIA X TECNOPARQ: ASSINATURA DE MEMORANDO DE INTENÇÕES SOLIDIFICA PARCERIA POLONESA COM O BRASIL

 

Representantes da Universidade da Silésia, localizada na Polônia, vieram ao Brasil para realizar a assinatura de um Memorando de Intenções (MoU) entre a Universidade da Silésia e a UFV, integrando o ecossistema empresarial brasileiro ao polonês. Além da assinatura, o Vice-Presidente da Invento Capital, Robert Bielén, acompanhado do CEO da startup Planet Heroes, Przmek Pyziel, compareceram ao tecnoPARQ para conhecer o ecossistema empresarial de Viçosa e compreender a relação que a UFV e o tecnoPARQ possuem com o fomento da inovação na região.

O MoU assinado pelas partes tem por objetivo geral de construir uma ponte de comunicação entre a Polônia e o Brasil, cooperar na organização de ações conjuntas voltadas principalmente à prospecção e criação de novos negócios, promover a transferência de conhecimento e tecnologias entre as partes e suas empresas e projetos vinculados, incentivar a expansão internacional por meio de filiais ou escritórios e realizar atividades de promoção cruzada de negócios.

A Universidade da Silésia é uma das maiores e mais dinâmicas universidades públicas da Polônia e um importante centro de pesquisa interdisciplinar com excelentes equipes de pesquisa e laboratórios bem equipados, sendo um ator importante no cenário científico global. Compreendendo a importância do mercado internacional, neste caso, o europeu, o tecnoPARQ promove o BraSilésia, um programa que atua ativamente na inserção de startups brasileiras na Polônia da mesma forma que conecta empreendimentos poloneses ao ecossistema empresarial brasileiro. A Impacto Capital, vinculada à Universidade da Silésia, atua de forma semelhante do tecnoPARQ, provendo conhecimento e contatos comerciais, respondendo às necessidades do mercado, encontrando as melhores soluções, conquistando novos mercados e construindo uma vantagem internacional. Ambos os ambientes de inovação possuem grande potencial para atuar de maneira conjunta no fomento da inovação e desenvolvimento na internacionalização de suas vinculadas.

“Todos aqui no tecnoPARQ se orgulham da parceria com a Polônia e estamos muito felizes em receber o Robert e o Przmek aqui. Como parceiros, enxergamos na Invento Capital uma oportunidade de grande relevância estratégica para a tanto para a UFV quanto para a Universidade da Silésia. Além diso, temos a Planet Heroes, que chegou a nós diretamente pelo BraSilésia e encantou a todos com sua atuação brilhante na manutenção e preservação do meio ambiente a nível mundial. E esse é só o início!”
Adriana Faria, Diretora Executiva do tecnoPARQ.

 

Visita dos Poloneses a Viçosa

Na sexta-feira (8), os empresários iniciaram um tour por Viçosa, visitando pela manhã a empresa Haskell, e no período da tarde, tiveram uma programação pela UFV e conheceram os Laboratórios da Bioquímica, onde foram recebidos pelo Professor Thiago Mendes, que também possui um histórico de sucesso com o tecnoPARQ por meio do Innovation Link, um programa de ligação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) responsável por gerir a interface entre a UFV, a indústria, o governo e outras organizações de pesquisa. Acompanhados pela equipe do tecnoPARQ, os empresários foram levados a visita ao Laticínios Produtos Viçosa, onde conheceram toda a fábrica e o laboratório acadêmico.

O tecnoPARQ tem realizado diversas ações de internacionalização, cujo objetivo principal é tornar o tecnoPARQ um ambiente global para novos negócios, para alavancar a competitividade e para desenvolver novas tecnologias. O BraSilésia faz parte da estratégia de atração de novas empresas para o ambiente do tecnoPARQ, no âmbito do seu Programa de Soft Landing. Vale destacar que o tecnoPARQ é um Soft Landing Hub certificado junto à Enrich in Brazil (European Network of Research and Innovation Centres and Hubs).

 

Rodada de Pitch Brasil/Polônia

No encontro do dia 09, além da assinatura do MoU, houve também a oportunidade para que startups vinculadas ao parque pudessem apresentar um pitch para a instituição polonesa. A Contajá, é uma empresa que oferece contadores reais com atendimento personalizado para cada cliente com a utilização de software, de forma a juntar praticidade e qualidade no serviço prestado, simplificando e agilizando os processos enquanto prioriza a eficiência. A Digital Grid oferece soluções para dificuldades das usinas em leitura dos créditos das unidades consumidoras, na otimização de rateio dos créditos das usinas com a geração de faturas personalizadas para consumidores e na gestão financeira e de créditos da usina. Também esteve presente a Liamarinha, empresa que desenvolve e aplica tecnologias sustentáveis para águas e efluentes. Para reduzir os contaminantes orgânicos e inorgânicos da água, a empresa utiliza as soluções baseadas na natureza para melhorar a qualidade da água. Da mesma forma, o CEO da Planet Heroes também realizou uma apresentação de sua atuação para a diretoria do tecnoPARQ e para os empreendedores presentes.

 

Case de Sucesso do BraSilésia

Visando o mercado internacional, a parceria entre o Brasil e a Polônia não é novidade no tecnoPARQ. O contato com o ecossistema polonês ocorreu por meio do BraSilésia, um programa de desenvolvimento colaborativo que tem por objetivo prover a aceleração de startups e micro e pequenas empresas do Brasil e da Polônia, e auxiliar os empreendedores que desejem explorar novos mercados internacionais por meio de metodologias, ferramentas, mentorias e consultorias, funcionando como ponte de inserção das startups brasileiras na Polônia e vice-e-versa.A vinda dos representantes da Universidade da Silésia e Invento Capital aconteceu para selar esta parceria. A presença da startup Planet Heroes no Brasil representa o primeiro caso de sucesso do BraSilésia, com a empresa tendo participado de um dos 3 webinários do programa e assim foi introduzida ao cenário nacional. No Brasil, estão planejando ações a serem executadas em parceria com empresas brasileiras, e já possuem uma parceria em execução com uma gigante do ecossistema empresarial brasileiro. Além do BraSilésia, o tecnoPARQ executa também os Programas de Incubação Cruzada Brasil-Índia e Brasil-Áfrca do Sul, aumentando muito o alcance das startups vinculadas ao parque.

Gostou? Tem interesse em internacionalizar seu empreendimento? Entre em contato e vincule seu empreendimento ao tecnoPARQ! Aqui, além dos melhores programas de Pré-Aceleração, Pré-Incubação, Incubação e Residência, nós possuímos um setor exclusivo para tratar de assuntos relacionados à internacionalização! Não perca tempo e fale conosco pelo e-mail: tecnoPARQ @ufv.br

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

tecnoPARQ realiza café de boas-vindas para nova Coordenadora de Empresas de Base Tecnológica

Na manhã de sexta-feira, 1º de novembro, o tecnoPARQ promoveu um café da manhã especial para dar as boas-vindas à nova Coordenadora de Empresas de Base Tecnológica, Jaqueline Suzuki Sediyama....
4 novembro 2024

Adriana Faria apresenta desafios e potenciais da inovação em Minas Gerais no Papo de Inovação da FAPEMIG

Na mais recente edição do “Papo de Inovação” promovido pela FAPEMIG, Adriana Ferreira de Faria, diretora executiva do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e professora da UFV, trouxe à discussão...
1 novembro 2024

11ª Carreiras da UFV tem participação de representante do tecnoPARQ

Com o tema “Conexões Profissionais: Integrando Talentos e Oportunidades para o Sucesso”, a 11ª edição da Feira de Carreiras da UFV teve início na quarta-feira, 30 de outubro, oferecendo aos...
1 novembro 2024