COMO O TECNOPARQ PODE CONTRIBUIR PARA O ECOSSISTEMA DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO DE PERNAMBUCO

 

tecnoPARQ recepciona Comitiva da Universidade Federal Rural de Pernambuco interessada em seu trabalho de fomento à inovação

Recentemente, o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) atraiu a atenção da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que teve uma comitiva visitando a Universidade Federal de Viçosa e o tecnoPARQ.

Na última semana, mais uma vez atraímos autoridades acadêmicas devido ao nosso modelo de fomento ao empreendedorismo e à inovação que integram a estratégia da UFV para potencializar seus quatro pilares: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. Esta foi a vez da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A comitiva vinda de Pernambuco foi composta pelo Reitor da UFRPE, Prof. Marcelo Brito Carneiro Leão; pelo Procurador Chefe da UFRPE, Dr. Gustavo Carneiro Leão; pelo Diretor do IPÊ/UFRPE, Prof. Ricardo Souza; e pelo Secretário Executivo da FADURPE, Prof. Fernando José Freire. Além de uma agenda junto à reitoria da UFV, eles também conheceram o tecnoPARQ.

Considerando que a construção de uma Universidade mais empreendedora perpassa pelo desenvolvimento de mecanismos de apoio ao empreendedorismo e à inovação, é possível afirmar que esta é uma estratégia muito bem estruturada dentro da UFV. De acordo com o depoimento dado pelo reitor da UFRPE, Marcelo Brito Carneiro Leão, a UFV é uma referência de instituição que cresceu a partir das ciências agrárias e atualmente, além das demais áreas do conhecimento, impulsiona a inovação tecnológica e o diálogo com a sociedade e com o mercado.

Visando, então, estabelecer contato com o modelo de gestão da inovação e do fomento ao empreendedorismo aplicado pelo tecnoPARQ, a comitiva incluiu em sua agenda institucional uma visita ao nosso espaço. Durante o encontro, guiado pela nossa Diretora Adriana Faria e pela nossa Coordenadora Jucélia Lopes, houve grandes trocas com relação às práticas de fomento à inovação visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável, através da geração de empregos de qualidade. A comitiva ainda realizou um tour pelo nosso edifício sede e pode conhecer a infraestrutura que oferecemos às nossas empresas vinculadas.

A Universidade Empreendedora tem como objetivo final formar profissionais, tal como a Universidade tradicional, se diferindo na aplicação de estratégias para desenvolver currículos que se enquadrem às necessidades do Mercado atual. Dentro da UFV, o tecnoPARQ é a principal estratégia para tal, sendo o agente que conecta a Instituição com o Governo e com o próprio Mercado, garantindo que o conhecimento gerado e os profissionais formados possam proporcionar impacto positivo para a sociedade.

 

A Universidade Federal Rural de Pernambuco

A UFRPE possui 107 anos de tradição em ensino, extensão e pesquisa no Estado e no país. Sua história secular é marcada, ao mesmo tempo, pela capacidade de inovação ao buscar contribuir com a superação dos problemas socioambientais e o desenvolvimento sustentável em projetos e pesquisas que envolvem as ciências tecnológicas, agrárias, humanas, sociais e exatas.

Inaugurada com os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, o novo perfil da Instituição abrange 59 cursos de graduação. Na pós-graduação, destaca-se na produção de pesquisa com 58 mestrados e doutorados. Também oferta Ensino Médio e cursos técnicos no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai).

Saiba mais em: ufrpe.br

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024

UFV É A MELHOR UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA NA ÁREA DE AGRICULTURA E CIÊNCIAS FLORESTAIS SEGUNDO QS WORLD UNIVERSITY RANKINGS BY SUBJECT 2024

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) destacou-se como a melhor universidade federal brasileira na área de Agriculture & Forestry – Agricultura e Ciências Florestais – conforme o QS World University...
10 junho 2024

Programa Avança Café: Sexta Edição é Lançada com Participação Destacada do tecnoPARQ

Na manhã de quarta-feira, dia 05 de junho, a Expocafé 2024, na cidade de Três Pontas (MG), foi palco para o lançamento da sexta edição do Avança Café, um programa...
7 junho 2024