COFFEE DAY: CONEXÃO, MÚSICA, ALEGRIA E MUITO CAFÉ!

 

Na última terça-feira, dia 24 de maio, o tecnoPARQ promoveu um encontro super especial, no dia nacional do café, o nosso CoffeeDay. Com o objetivo de reunir produtores de café da região, interessados na cafeicultura e amantes do cafezinho, o tecnoPARQ realizou uma tarde com uma palestra especial do Café do Especialista, música ao vivo, muita degustação de café para todos os participantes e muito networking.

No início da tarde, a Diretora Executiva do tecnoPARQ, Adriana Faria, realizou a abertura do evento, agradecendo a presença de todos participantes, destacando a importância dos eventos e programas que o parque proporciona, oportunizando trocas de experiências promissoras e de parcerias futuras. Após a fala de abertura da Diretora, a Agente de Acompanhamento Empresarial da Pré-Incubação, Ester Reis, destacou o início das inscrições dos programas do Parque, tecnoPARQ Acelera, InovaLácteos, Avança Café e os Programas de Incubação e Pré-Incubação.

Como convidado, William Huber, estudante de agronomia, filho de produtor de café e CEO da RAIT, empresa participante da última edição do Programa Avança Café e da Pré-Incubação 2020/1, apresentou seu projeto e ressaltou a importância do tecnoPARQ na sua trajetória empreendedora e no desenvolvimento da sua empresa. Após a fala de William, tivemos a honra de ouvir o produtor de café e Professor Dudu, da Universidade Federal de Viçosa, que contou sua trajetória na cafeicultura e sua paixão pela cidade de Viçosa. Dando sequência às apresentações, tivemos a oportunidade de ouvir a história da Kátia, representante do Café Pico do Boné e do Elias, CEO do Café do Especialista, que destacaram a importância do cuidado e amor na trajetória do café desde o plantio à xícara do consumidor.

Com o objetivo de aumentar as conexões entre os convidados e a proximidade com o café, o evento contou com música ao vivo, com o cantor Josué Figueiredo, e a degustação de café dos produtores Café do Especialista e Fazenda Remanso, acompanhados do famoso pão de queijo mineiro. O Coffee Day foi um evento de networking que possui um alinhamento com o Avança Café, o programa de pré-aceleração de startups da Embrapa Café, o primeiro programa voltado exclusivamente para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para a cadeia produtiva do café. A primeira edição do Avança Café aconteceu em Minas Gerais, nas cidades de Viçosa e Lavras, tendo o tecnoPARQ e o InovaHub como executores, respectivamente. A 2ª e 3ª edições foram realizadas remotamente, dando início ao novo formato, que permitiu alcançar equipes de todo o país. Em 2022 acontecerá a 4ª edição que terá suas inscrições abertas em breve.

 

Entenda mais sobre o Programa Avança Café

Com um cenário de consumo mundial em franca expansão, a demanda global de café elevará as atuais 168,39 milhões de sacas em 2020 para 205 milhões em 2030, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Como o Brasil responde por um terço da produção mundial, para manter o Market Share desse mercado, terá que elevar sua produção para, em média, 70 milhões de sacas por ano. Para alcançar tal objetivo, as startups tornam-se fundamentais devido a sua capacidade de gerar novos produtos e tecnologias com toda a agilidade que será demandada pelo setor.

Para entender melhor o que é o Avança Café, primeiro vamos abordar algumas definições: (1) Startups são empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores com potencial rápido de crescimento. E, (2) a Pré-Aceleração, é como pegar na mão de uma criança e ensiná-la a andar, mas aqui ensinamos projetos e ideias a se tornar negócios, consolidar o seu produto e conquistar mercado. É um programa que busca direcionar o desenvolvimento dos projetos e potencializar seus resultados, aumentando as conexões, oferecendo capacitações e suporte.

A adoção desse modelo de inovação aberta tem como objetivo oferecer soluções tecnológicas de vanguarda, em tempo real, que promovam a acessibilidade dos agentes do setor cafeeiro a informações que contribuam para incrementar sua competitividade e, assim, manter a liderança dos Cafés do Brasil em nível mundial.

O programa compreenderá duas etapas, sendo a primeira de ‘sensibilização e prospecção’ e a segunda de ‘pré-aceleração’. Na primeira etapa faremos palestras, reuniões, meetups, dia de campo e maratonas de desenvolvimento de ideias, conhecidas como hackathon. Na sequência, a segunda etapa será a pré-aceleração, que terá duração de 12 semanas. Será fornecido às equipes participantes subsídios para formação das startups por meio de conteúdos teóricos e práticos, treinamentos, mentorias e acompanhamentos.

As inscrições estarão abertas em breve! Os interessados podem entrar em contato através do e-mail avancacafe@ufv.br ou diretamente com a equipe pelo telefone (31) 3612-1281.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Inovação Aberta Sem Fronteiras: Como o tecnoPARQ tem ajudado Startups e Grandes Empresas a Revolucionarem o Mercado

No cenário dinâmico e competitivo de hoje, a inovação não pode mais ser vista como um esforço isolado. O conceito de Inovação Aberta surge como um poderoso paradigma, onde a...
20 junho 2024

Como Dominar a Gestão Financeira da Sua Startup: Dicas Práticas para Empreendedores

Introdução A gestão financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer startup. Sem um controle rigoroso das finanças, mesmo as ideias mais brilhantes podem falhar. Neste artigo,...
18 junho 2024

tecnoPARQ promove treinamento sobre Gestão da Inovação para empresa associada

Na última terça-feira (11/06), o Parque Tecnológico de Viçosa promoveu um treinamento para a Tial, empresa associada do tecnoPARQ. O tema foi Gestão da Inovação, um assunto crucial para as...
14 junho 2024