CIT SENAI DAY: INNOVATION LINK CONECTA PESQUISADORES DA UFV A GRANDES CORPORAÇÕES

 

No dia 7 de abril ocorreu o “CIT SENAI Day: Conexão Tec 4.0”, um encontro de inovação que possibilitou a apresentação de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para o Centro de Inovação Tecnológica SENAI (CIT SENAI). Trata-se de um evento que promove conexões da UFV com o Setor produtivo, visando o estabelecimento de parceria público-privada. O programa Realizado pelo tecnoPARQ através do programa Innovation Link em parceria com a Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI), Pró Reitoria de Cultura e Extensão (PEC) e Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PPG) da UFV. O evento ocorreu de forma online e reuniu professores e pesquisadores com gestores da empresa que já haviam demonstrado previamente o interesse nas pesquisas dentro da temática do evento e de acordo com as demandas de mercado.

Eventos da natureza do CIT SENAI Day, em especial todos os projetos relacionados ao Innovation Link, funcionam como uma ponte fortificada na relação entre as inovações tecnológicas produzidas na universidade e o mercado de trabalho. Ou seja, com o Innovation Link o tecnoPARQ promove a oportunidade de conexão entre os pesquisadores da UFV e os coordenadores técnicos das grandes empresas, e neste caso, o CIT Senai, com a perspectiva de futuras parcerias.

Ao todo, o evento contou com 46 participantes e contou com 8 projetos de pesquisa, relacionados às áreas de atuação do CIT SENAI. Estes foram apresentados pelos pesquisadores Cláudio Mudadu Silva (Dep. de Engenharia Florestal da UFV), Michel Melo da Silva (Dep. de Informática/UFV), Charles Luís da Silva (Dep. de Engenharia de Produção e Mecânica/UFV), Denise Mara Soares Bazolli (Dep. de Microbiologia/UFV), Domingos Sárvio Valente(Dep. de Engenharia Agrícola/UFV), Renata Pereira Lopes Moreira e Marcio José da Silva (Dep. de Química/UFV), e Juliana Neves da EMBRAPII Fibras Florestais. Ações como esta, possibilitam que as instituições envolvidas somem forças em prol do desenvolvimento da inovação, explorando sinergias e se complementando, contribuindo para que o conhecimento gerado na Universidade seja aplicado no mercado, gerando retorno para a sociedade, para a indústria e para os pesquisadores.

Os pesquisadores puderam apresentar um pitch de seus projetos e soluções desenvolvidos em suas pesquisas atendendo a demandas dentro da área de atuação do CIT SENAI visando a identificação e exploração de sinergias. Essa relação possibilita a captação de recursos para pesquisas e laboratórios da UFV, bem como a geração de impacto positivo na inovação e solução de problemas em grandes empresas consolidadas no mercado.

O tecnoPARQ está prontamente preparado e disponível para colaborar com a mentalidade empreendedora local, nacional e internacional. Professores e pesquisadores interessados em participar de eventos dessa natureza, devem entrar em contato com o programa Innovation Link através do email innovationlink@ufv.br.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Workshop sobre SoftLanding do Programa Brasilesia Impulsiona Cooperação Internacional em Inovação

No dia 11 de junho, o tecnoPARQ promoveu mais um workshop do Programa Brasilesia, focado no tema SoftLanding. O evento contou com a participação de Marco Quirino, Diretor Executivo da...
13 junho 2024

Mitos e Realidades do Empreendedorismo Tecnológico

Empreender no setor tecnológico é frequentemente visto como uma jornada repleta de glamour e sucesso instantâneo. No entanto, a realidade é mais complexa e desafiadora do que muitas vezes se...
13 junho 2024

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024