Café da Governança fortalece o ecossistema de inovação e conexões estratégicas em Viçosa

No dia 11 de setembro, o Café da Governança do Ecossistema Local de Inovação reuniu importantes atores dos setores de tecnologia, inovação e setores estratégicos de Viçosa. O evento teve como objetivo promover a integração entre o setor bancário e empresas de inovação da cidade, reforçando o desenvolvimento econômico e social da região por meio de parcerias entre o setor público e privado. O tecnoPARQ esteve representado nesse encontro pela sua Diretora Executiva, professora Adriana Faria; pela Agente de Incubação, Natália Gomes; pelo Gerente de Projetos Viçosa Smart, Fred Acipreste e pelo Assessor de Sensibilização e Prospecção Lucas Mesquita.

Entre os participantes, o secretário municipal de saúde, Rainério Rodrigues Fontes, apresentou iniciativas inovadoras na área da saúde e discutiu estratégias para o uso de tecnologias que possam aprimorar os serviços de atendimento à população. O foco foi a criação de soluções que integrem tecnologia e inovação, melhorando o sistema de saúde local.

Outro ponto de destaque foi a apresentação de Rafael Tecchio, empresário especialista em energia renovável, que compartilhou insights de sua recente participação na maior feira de energias renováveis da América Latina. Ele ressaltou a necessidade de um planejamento estratégico para atrair grandes empresas âncoras de tecnologia, além de discutir a infraestrutura energética necessária para suportar esse crescimento.

Marco Túlio, diretor do Senac Minas Gerais, também esteve presente, apresentando as trilhas de capacitação que serão lançadas no próximo ano. Ele enfatizou a importância da qualificação técnica em áreas como programação, visando atender à crescente demanda das empresas de tecnologia em Viçosa.

Representando o Banco do Brasil, Igor Guerra e Arlindo Bastos destacaram as ações da instituição para fomentar o desenvolvimento econômico local, com foco no agronegócio, setor essencial para a região. O apoio do banco foi apontado como fundamental para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Viçosa.

O Café da Governança consolidou-se como um importante espaço de diálogo e cooperação entre os setores, permitindo o fortalecimento das conexões estratégicas para o futuro da cidade. Os participantes reconheceram a importância do evento na promoção de novas oportunidades de negócios e parcerias, posicionando Viçosa como um polo promissor de tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Fonte: ViçosaTec

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

INOVAR supera emissões de carbono com ação de sustentabilidade e incentivo ao plantio de árvores

  A ação foi desenvolvida em parceria com a professora Lausanne, especialista em Sementes Florestais da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e consistiu na distribuição de sementes de espécies nativas...
3 junho 2026

Vacinação contra a Influenza mobiliza colaboradores e empresas do tecnoPARQ

Nesta segunda-feira (01), o tecnoPARQ recebeu uma ação de vacinação contra Influenza que promoveu saúde, prevenção e cuidado coletivo entre colaboradores de empresas instaladas no parque. A iniciativa foi realizada...
2 junho 2026

tecnoPARQ apoia Pitch Regional do Technovation Girls Brasil na UFV – Campus Florestal

O tecnoPARQ esteve presente no Pitch Regional do Technovation Girls Brasil, realizado nesta última segunda-feira, dia 25 de maio de 2026, na UFV – Campus Florestal. O evento, promovido pelo...
28 maio 2026