O Brasil é responsável por um terço de todo o café que é produzido no mundo, exportando o grão para mais de 128 países. Em 2019, registrou volume de produção de 49,9 milhões de sacas com 2,1 milhões de hectares plantados. Em 2020, registrou aumento de 25% na produção, com 61,6 milhões de sacas, mantendo basicamente a mesma área plantada. Neste ano, a estimativa é produzir 46 milhões de sacas, mesmo diante a conhecida bienalidade do café e ao cenário pandêmico, porém com a menor área plantada já registrada desde 1997: 1,7 milhões de hectares.
Com um cenário de consumo mundial em franca expansão, a demanda global de café elevará as atuais 168,39 milhões de sacas em 2020 para 205 milhões em 2030, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Como o Brasil responde por um terço da produção mundial, para manter o Market Share desse mercado, terá que elevar sua produção para, em média, 70 milhões de sacas por ano. Para alcançar tal objetivo, as startups tornam-se fundamentais devido a sua capacidade de gerar novos produtos e tecnologias com toda a agilidade que será demandada pelo setor.
O Avança Café, programa de aceleração de startups, executado pela Universidade Federal de Lavras e pela Universidade Federal de Viçosa, surge com o objetivo de formar novas startups que impactarão o setor com muito mais agilidade, inovação e tecnologia. Conheça agora as startups mais promissoras que surgiram no Avança Café:
AGROSPECTRA: é uma startup com origem na pesquisa acadêmica da UFLA. O novo negócio propõe a utilização da espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) aliado a inteligência artificial (IA) para otimizar os processos de classificação da qualidade sensorial dos cafés que passam pelas cooperativas com maior rapidez, confiabilidade e padronização. Atualmente, a startup passa por algumas provas de conceito junto ao programa AgroConecta do Sistema FAEMG, parceiro do Avança Café desde a primeira edição.
AMACHAINS: startup do norte do país, surgiu com a visão de que todos os atores da cadeia produtiva podem ser confiáveis e transparentes. Para tal, a Amachains desenvolve um sistema de rastreabilidade que utiliza blockchain e compliance. Além do café, o sistema pode ser adaptado para qualquer outra cadeia produtiva. Hoje, a startup é acelerada no SEED, um programa de aceleração de startups do Governo de Minas Gerais. Para mais informações, acesse amachains.com
BIW4AGRO: ela desenvolveu um robô inteligente e movido a energia solar que automatiza uma das principais operações de secagem do café em terreiro: a operação de movimentação e alinhamento do café em leiras, também conhecida como roda do café. Assim como a AgroSpectra, a Biw4agro também está desenvolvendo algumas provas de conceito no AgroConecta, colocando o seu robô para trabalhar em algumas propriedades de café.
AGRÔNOMO DIGITAL: é uma startup de tecnologia focada em agricultura digital, que busca principalmente ser o braço direito e a ponte entre produtores, agrônomos e técnicos agrícolas no dia a dia da lavoura, fornecendo conhecimentos, ferramentas e recursos rápidos, precisos e contínuos. Hoje, assim como a Amachains, a startup também está sendo acelerada no SEED.
CERTIFICAFÉ: é uma empresa de tecnologia que une certificação, gestão e conexão com o mercado. A startup ajuda cafeicultores a certificar suas fazendas para que possam acessar novos mercados e melhorar a lucratividade. Tudo isto de maneira simples, rápida, barata e digital! A startups surgiu na primeira edição do Avança Café.
FARMLY: ela acredita que o produtor e o torrefador devem ter uma relação de proximidade. Também acreditam que o produtor tem que ser reconhecido e bem pago e que o torrefador deve ter acesso a cafés maravilhosos, únicos, e ainda mais baratos. Assim, a Farmly cria uma ponte que liga o torrefador ao produtor diretamente, ignorando a grande cadeia de compra e venda de cafés que acaba com a variedade, qualidade e preço dos cafés. Assim como a Certificafé, a Farmly também é um case de sucesso da 1ª edição do Avança Café.
AVANÇA CAFÉ 3.0: FORMANDO NOVAS STARTUPS PARA O CAFÉ
O Avança Café é um programa de aceleração de startups com ações que englobam as fases de ideação de novos negócios e a aceleração propriamente dita, foi idealizado pela Embrapa Café e é financiado pelo Consórcio Pesquisa Café. Em sua terceira edição, a execução continua a cargo do InovaHub, o hub de startups da UFLA, e do tecnoPARQ, o Parque Tecnológico de Viçosa, duas referências em inovação e empreendedorismo de duas grandes universidades importantíssimas para a cafeicultura brasileira.
Em 2021, o programa contará com 14 semanas de aceleração, com diversos conteúdos, workshops, mentorias, bancas de pitch e, a grande novidade, 7 sprints de Aplicação de MVPs e 5 sprints de Testes de Soluções, conectadas diretamente com o produtor ou outro ator da cadeia produtiva. O grande objetivo é o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou novas tecnologias para a cadeia produtiva do café. Para Rennan Campos, coordenador do InovaHub/UFLA, “o grande propósito é transformar ideias, pesquisas ou startups em negócios mais bem estruturados e prontos para impactar a cafeicultura brasileira”.
INSCRIÇÕES ABERTAS!
Antes do Avança Café 3.0, ocorrerá o Coffeethon, o maior hackathon do café 100% online do Brasil. O evento é ideal para pessoas com vontade de empreender no setor, com ideias, pesquisas e equipes ainda não tão bem estruturadas. As inscrições para o CoffeeThon já estão abertas e poderão ser feitas no site avancacafe.com até o dia 12 de julho. A maratona de desenvolvimento e ideação terá início no dia 19 de julho, com muitas atividades ao longo da semana. No dia 24 de julho, os vencedores do CoffeeThon serão conhecidos, recebendo premiações em dinheiro e sendo encaminhados diretamente para a aceleração de startups. Outras equipes que se destacarem também poderão receber um passaporte direto para o Avança Café.
Equipes com ideias de negócio e equipes minimamente estruturadas podem pular o CoffeeThon e já se inscreverem diretamente no Avança Café 3.0. As inscrições também estão abertas, podendo ser feitas através do site do programa até o dia 02 de agosto. Todas as informações e pré-requisitos necessários, tanto para o Coffeethon, quanto para o Avança café 3.0, podem ser encontrados em um único edital no site avancacafe.com