AVANÇA CAFÉ: INOVAÇÃO DO PÉ À XÍCARA

 

A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation na época, Carl Schramm com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora pelo mundo, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Nos últimos quatro anos, a SGE mobilizou somente no Brasil mais de 3,5 milhões de pessoas, com cerca de 20.000 atividades – o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.

Este trata-se de um grande movimento que acredita na causa do empreendedorismo como capaz de gerar desenvolvimento socioeconômico e transformar realidades, assim como o tecnoPARQ também acredita. Nós, através de diversos programas, projetos e serviços, trabalhamos diariamente em prol do desenvolvimento regional de Viçosa através da geração de emprego de qualidade.

Uma das nossas ações de maior destaque neste contexto é o Avança Café, programa de aceleração da Embrapa Café que realizamos anualmente junto com o InovaHub/UFLA. O programa, que está em sua terceira edição, inclusive foi tema de um dos painéis da Maratona Embrapa de Empreendedorismo, onde pudemos falar sobre como estamos fomentando a inovação desde a plantação de café até o consumidor final.

Na oportunidade, realizamos dois momentos distintos: o primeiro com o tema “Inovação como chave para desenvolvimento da cafeicultura nacional” e o segundo “Tecnologia e Café: conheça os cases de sucesso do Avança Café”. Assim, estiveram presentes:

  • Antônio Heberlê, Coordenador do Programa Avança Café;
  • Adriana Ferreira, Diretora Executiva do tecnoPARQ, Presidente da Rede Mineira de Inovação e professora da Universidade Federal de Viçosa;
  • Rennan Campos, Coordenador do InovaHub;
  • Aline Godoi, Agente de Aceleração do Avança Café;
  • Telmo Baldo, Sócio Fundador da FARMly, Startup acelerada na 1º edição do Programa;
  • Mauro Júnior, Founder e CEO CertifiCafé, Startup acelerada na 1ª edição do Programa;
  • Emanuela Mesquita, Co-fundadora da AgroSpectra, Startup acelerada na 2ª edição do Programa; e
  • Nathan Lima, CPO da CoffeeUp, Startup acelerada na 3ª Edição do Programa.

O encontro reforçou o nosso compromisso com o fortalecimento do setor cafeeiro no Brasil e demonstrou o quanto estamos comprometidos com desenvolvimento socioeconômico através do Avança Café, juntamente com nossos parceiros e startups aceleradas.

Maratona Embrapa de Empreendedorismo

A Embrapa participa da 14ª edição da Semana Global de Empreendedorismo com atividades para todas as regiões do Brasil, que estimulam o empreendedorismo rural e o fortalecimento do agronegócio brasileiro e de forma 100% gratuita e on-line.

A Semana Global de Empreendedorismo (SGE) é um movimento que mobiliza diversas instituições no País em torno do fomento à cultura empreendedora, como universidades, empresas públicas e privadas, organizações do Terceiro Setor e o Sebrae, que coordena desde 2008 as edições anuais do evento, quando acontecem diversas atividades como palestras, seminários, debates, cursos e outras atividades com diferentes públicos e temáticas, mas sempre focando o empreendedorismo.

Em abril deste ano, o Governo Federal inseriu a SGE no calendário oficial (Lei 14.135/21), com os objetivos de I – fortalecer e disseminar a cultura empreendedora no País; II – estimular a criação e a divulgação de políticas públicas que busquem promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro; e III – apoiar as atividades lideradas e desenvolvidas por organizações da sociedade civil em prol de um Brasil mais empreendedor.

Conheça a programação da Maratona Embrapa de Empreendedorismo, acesse: embrapa.br/maratona-embrapa-de-empreendedorismo

Visite a plataforma da Semana Global de Empreendedorismo, acesse: empreendedorismo.org.br/#/

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Mentoria e Aconselhamento para Empreendedores: O Guia Completo

No mundo dinâmico e desafiador do empreendedorismo, ter uma boa ideia e recursos financeiros são apenas parte do quebra-cabeça. A experiência, os insights e a orientação podem ser fatores decisivos...
11 junho 2024

UFV É A MELHOR UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA NA ÁREA DE AGRICULTURA E CIÊNCIAS FLORESTAIS SEGUNDO QS WORLD UNIVERSITY RANKINGS BY SUBJECT 2024

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) destacou-se como a melhor universidade federal brasileira na área de Agriculture & Forestry – Agricultura e Ciências Florestais – conforme o QS World University...
10 junho 2024

Programa Avança Café: Sexta Edição é Lançada com Participação Destacada do tecnoPARQ

Na manhã de quarta-feira, dia 05 de junho, a Expocafé 2024, na cidade de Três Pontas (MG), foi palco para o lançamento da sexta edição do Avança Café, um programa...
7 junho 2024