No total, 12 startups inscritas no programa de aceleração vão disputar o prêmio Organização das Cooperativas do Brasil (OCB)
Desde 2019, desenvolvido pela Embrapa Café, com execução nas unidades tecnológicas das Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Lavras (UFLA), o programa busca incentivar o desenvolvimento de tecnologias, serviços inovadores e produtos. Como epicentro do futuro da cafeicultura, o Avança Café é resultado da colaboração entre o Consórcio Pesquisa Café, que proporciona recursos para impulsionar pesquisas no PNP&D/Café; o tecnoPARQ da UFV e o LavrasTec da UFLA, parques tecnológicos voltados para inovação, que atuam como ponto inicial para novos negócios. Na última quarta-feira (29), foram divulgadas aquelas que foram nomeadas para a banca de seleção:
- Alltro Café
- BlimpCafé – Dirigível autônoma para Cafeicultura
- Café do Programador
- Café SI
- COFFREE
- CoffeeTech Solutions
- Connect Coffee – BR
- Defense Fertilizer
- Green Growth AI
- Kane Farm
- VETECH
- Z Coffee Connection
Durante o período de 5 de julho a 25 de agosto, o Avança Café recebeu inscrições de estudantes de ensino médio, graduação ou pós-graduação, pesquisadores, produtores, empresários, entre outros. Assim, segundo a programação deste ano, há uma fase de apresentação de proposta, que será realizada nesta semana, no período de 3 de setembro a 6 de setembro. Em seguida, os trabalhos de mentoria vão ser iniciados com as equipes selecionadas.
O período de aceleração será de 12 semanas, com início no dia 9 de setembro. A mentoria será de forma online, por meio das plataformas Google Meet, WhatsApp e Drive compartilhado. Ao final do programa de aceleração, as três melhores propostas vão ser selecionadas para a premiação no mês de dezembro. Para mais informações o e-mail avancacafe@ufv.br está disponível para dúvidas e esclarecimentos.