ATORES DO ECOSSISTEMA EMPRESARIAL DE VIÇOSA SE REÚNEM MAIS UMA VEZ NO CAFÉ DA GOVERNANÇA DO VIÇOSATEC

 

Aconteceu na última quinta-feira (31/03) o terceiro Café da Governança, nome dado ao encontro dos atores do Ecossistema de Inovação de Viçosa. O grupo, formado por líderes e atores do ViçosaTec, nome do ecossistema, organiza encontros mensais para planejar e executar ações de fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico e social de Viçosa. Estiveram presentes representantes do Impact Hub e Sebrae, tecnoPARQ, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, FUNARBE, além de atores do Ecossistema, como as empresas de tecnologia Cientec e Magistech e XP Investimentos.

O encontro é sediado sempre por um dos atores, a fim de estimular o networking e dinamizar as reuniões. Na terceira edição do encontro, a fábrica da Produtos Viçosa foi o local escolhido para receber os membros.

O objetivo dos Cafés da Governança, que ocorrem mensalmente, é dar continuidade à execução das pautas levantadas nos encontros anteriores, identificando os pontos mais importantes a serem implementados para o desenvolvimento do ecossistema empresarial de Viçosa.

Em reunião, o grupo definiu diretrizes para a implementação de um curso de programação do SENAI oferecido para os jovens da região, dentre elas a origem dos recursos, alocação dos alunos e critérios de aprovação. A ação é uma entre diversos projetos de fomento da cultura de investimentos entre as empresas da região.

O Viçosa Tec também organiza mensalmente um encontro de conteúdo aberto ao público, ocasião em que são apresentados e discutidos temas relevantes para o ecossistema. Na última edição do encontro realizado no Hakuna Batata, um dos atores do ecossistema, o grupo discutiu sobre Valuation e suas particularidades, trazendo como convidado o especialista em valuation e consultor do Sebrae, Bruno Faria. O próximo encontro ainda terá o tema e o local divulgados. Para acompanhar a divulgação, acesse as redes sociais dos atores ou acompanhe pelas redes sociais do tecnoPARQ.

Uma das pautas do terceiro encontro foi o planejamento de um evento voltado à atração e captação de grandes investidores, o que funcionaria como uma alavanca para o Ecossistema de Inovação de Viçosa, que abriga grandes oportunidades de aplicação de recursos em empreendimentos inovadores de base tecnológica. A divulgação do tema e da execução do projeto do fomento da cultura de investimento também serão divulgados nas redes sociais do tecnoPARQ e dos outros atores.

O propósito principal do Café da Governança é estabelecer ações e metas a serem executadas em 2022 com o objetivo de estimular o amadurecimento e o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação de Viçosa, envolvendo no planejamento o tecnoPARQ, as empresas de base tecnológica, empreendedores, a UFV, e a PMV. Tanto o poder público, o tecnoPARQ e as pessoas diretamente ligadas aos empreendimentos do Ecossistema de Inovação são de extrema importância para a geração de valor e criação de oportunidades especialmente dentro do Município.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Inovação Aberta Sem Fronteiras: Como o tecnoPARQ tem ajudado Startups e Grandes Empresas a Revolucionarem o Mercado

No cenário dinâmico e competitivo de hoje, a inovação não pode mais ser vista como um esforço isolado. O conceito de Inovação Aberta surge como um poderoso paradigma, onde a...
20 junho 2024

Como Dominar a Gestão Financeira da Sua Startup: Dicas Práticas para Empreendedores

Introdução A gestão financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer startup. Sem um controle rigoroso das finanças, mesmo as ideias mais brilhantes podem falhar. Neste artigo,...
18 junho 2024

tecnoPARQ promove treinamento sobre Gestão da Inovação para empresa associada

Na última terça-feira (11/06), o Parque Tecnológico de Viçosa promoveu um treinamento para a Tial, empresa associada do tecnoPARQ. O tema foi Gestão da Inovação, um assunto crucial para as...
14 junho 2024