Equipe tecnoPARQ participa de evento para melhoria da competitividade da cadeia produtiva do café em Minas Gerais

A equipe do tecnoPARQ, responsável pela condução do Programa Avança Café,  participou do Wokshop – Ações para melhoria da competitividade da cadeia produtiva do café em Minas Gerais.

O evento, que  aconteceu na cidade de Belo Horizonte, teve por objetivo promover melhorias da competitividade na cadeia produtiva do café em Minas Gerais  e contou com a participação de Marcus Vinicius Valente e Vitor Ferreira, Agentes de Aceleração, e Francylara Castro, Coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica tecnoPARQ. Além de diversas autoridades, dentre elas, o Reitor da Universidade Federal de Viçosa, Demetrius David da Silva, produtores, empresários, investidores, professores e pesquisadores da UFV.

O destaque do evento foi a apresentação de resultados de uma pesquisa em andamento, liderada por professores da UFV, que investigou as principais necessidades dos produtores de café em Minas Gerais. Esta pesquisa identificou desafios e gargalos abrangentes que afetaram de maneira transversal toda a cadeia produtiva do café, ou seja, problemas que estão presente em cada uma das etapas e elos desta cadeia. Entre esses desafios, destacam-se questões relacionadas à mão de obra, certificação, indicação geográfica, qualidade do grão, produtividade, inovação e tecnologia, e políticas públicas.

A partir dessa análise, os participantes do evento foram divididos em grupos para elaborar estratégias e soluções para esses desafios. Os grupos se concentram em áreas estratégicas, como insumos, produção, processamento e comercialização. Cada grupo trouxe perspectivas inovadoras e propostas concretas para enfrentar os desafios identificados. Ao final do workshop, foram coletados os dados e informações geradas pelos grupos de trabalho. Esses dados serão cuidadosamente analisados ​​pelos organizadores do evento, com o objetivo de transformá-los em insights importantes e planos de ação para resolver os problemas enfrentados pela cadeia produtiva do café a longo prazo.

Em resumo, o evento possibilitou uma visão inovadora e empreendedora para a formulação de soluções e uma compreensão mais profunda a respeito dos desafios

que afetam a indústria do café. Essa experiência fortalecerá nossos programas de aceleração, que apoiam empresas de base tecnológica dentro dessa cadeia tão vital para o nosso país e, principalmente, para o nosso estado de Minas Gerais.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Premiação da 2° edição do Desafio GDM Universidades acontece com parceria do tecnoPARQ

O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) promoveu em parceria com a GDM, na noite da última terça-feira (03/09), a cerimônia oficial de premiação da segunda edição do Desafio GDM Universidades,...
5 setembro 2024

Avança Café: Resultado Preliminar dos Projetos Aprovados Para a Pré-aceleração é Anunciado

No dia 5 de setembro, o Avança Café divulgou o resultado preliminar dos projetos aprovados para a pré-aceleração. Durante essa semana, o programa recebeu e avaliou as propostas das startups...
5 setembro 2024

Fomentando a Inovação nas Organizações: Quais estratégias promovem uma cultura empreendedora e criativa dentro das empresas?

Para ganhar destaque dentro do mercado é preciso inovar. A melhor maneira de fazer isso é promover uma cultura empreendedora, pois assim é possível estimular a criatividade, experimentação e colaboração...
5 setembro 2024