Nos dias 13 e 14 de julho, a cidade de Belo Horizonte foi palco do SIF Summit, um evento dedicado a abordar a inovação no setor florestal. Durante dois dias, especialistas de diferentes áreas se reuniram para compartilhar conhecimento e explorar as possibilidades de avanço tecnológico aplicadas ao setor florestal.
O SIF Summit contou com uma série de palestras que abrangeram tópicos variados, desde a inovação e o metaverso até softwares aplicados especificamente ao contexto florestal, o mercado atual do setor e a importância do banco de dados na gestão sustentável das florestas. A diversidade de temas refletiu a amplitude das oportunidades de crescimento e desenvolvimento que a tecnologia oferece ao setor.
Além das palestras, o evento também proporcionou um espaço para a apresentação de startups promissoras no programa de desenvolvimento e aceleração chamado Forest Insight. As startups tiveram a oportunidade de apresentar seus pitchs a investidores e interagir com empresas parceiras presentes no evento, abrindo portas para parcerias comerciais e investimentos que impulsionarão a inovação e o progresso no setor florestal. O SIF Summit provou-se como um marco importante no cenário, unindo conhecimento e oportunidades para um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado na indústria florestal.
O tecnoPARQ no SIF Summit e no Forest Insight
O evento que contou com a participação da diretora executiva do tecnoPARQ, profa. Dra. Adriana Ferreira de Faria; da coordenadora do tecnoPARQ, Jucélia Lopes; da agente de pré-incubação, Fernanda Bernadirno; do agente de aceleração, Marcus Vínicius; do agente de internacionalização, Renan Lopes; da agente de Open Innovation, Luciana Ramos Soares; da agente de acompanhamento das empresas residentes, Mônica Santana Moreira; da agente do programa de Incubação, Natália Gomes e da assessora de incubação, Ana Clara Branquinho.
A diretora executiva do tecnoPARQ, profa. Dra. Adriana Ferreira de Faria, também foi uma das palestrantes do evento. Com o tema “Inovação raiz: 7×1 nunca mais!” , Adriana destacou a importância dos parques tecnológicos e incubadoras de empresas de base tecnológica para o desenvolvimento sustentável tecnológico, econômico e social do Brasil. Discorrendo sobre a importância desses agentes estarem inseridos em políticas públicas para que o Brasil possa avançar nos principais ranks que avaliam o nível de desenvolvimento de um país, além de, é claro, promover melhores condições de vida para sua população de uma forma geral.
Sobre o tecnoPARQ
O Parque é um ambiente de inovação mantido pela UFV criado para promover o desenvolvimento regional. Nós apoiamos a criação de empresas e o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológico. Atualmente, o parque apoia 70 negócios na região de Viçosa e em outras partes do estado.
As empresas que são vinculadas a ambientes de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos têm uma taxa de sobrevivência muito grande. São empresas que demoram um pouco mais para poder alavancar, mas nascem muito mais forte e têm rastro.
Se você tem um negócio de base tecnológica e quer conhecer um pouco melhor os nossos serviços, programas e infraestrutura, entre em contato para conversarmos e avaliarmos como podemos ajudar o seu negócio. Siga-nos em nossas redes sociais ou entre em contato conosco pelo whatsApp (31) 3612 1291.