UFV É A UNIVERSIDADE MAIS EMPREENDEDORA DE MINAS GERAIS!

 

Universidade Federal de Viçosa ocupa o primeiro lugar geral em Minas Gerais no Ranking de Universidades Empreendedoras. O resultado nacional será liberado no dia 08 de dezembro.

Ao longo de 2021, a comissão responsável pelo Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) realizou as coletas, análises e estudos de dados das Instituições de Ensino Superior do Brasil e no dia 08 de dezembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília, será divulgado o resultado final. Porém, no dia 24 de novembro, aconteceu o Prêmio Universidade Empreendedora Mineira (PUEM), onde foram anunciados os resultados referentes ao Estado de Minas Gerais (MIG).

A ocasião foi marcada pela ilustre presença da professora Augusta Isabel, Subsecretária de Ensino Superior de Minas, que compôs o painel “Qual o impacto da Universidade Empreendedora no Ecossistema Mineiro”, ao lado de Guilherme Rosso, participante do conselho de criação do RUE, da Fernanda Amorim, Presidente Executiva da Confederação Brasileira de Empresas Juniores – Brasil Júnior (BJ) e Alexandre Cupertino, Presidente Executivo da Federação Mineira de Empresas Juniores (FEJEMG). Para a Augusta, as Universidades ainda precisam trabalhar a formação dos seus docentes no âmbito da educação empreendedora, para que, depois, eles possam depois desenvolver um ensino voltado para o empreendedorismo. Já para Guilherme Rosso, hoje o que chamamos de Universidades Empreendedoras, talvez seja a reinvenção das Instituições de Ensino Superior para o próximo ciclo das Universidades.

Se o modelo conhecido como Universidades Empreendedoras de fato é o próximo estágio das Universidades, podemos dizer que a Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma das pioneiras! Ao longo da noite, foram apresentadas cada uma das 07 categorias que compõem o RUE, bem como o pódio mineiro em cada uma delas e a UFV teve a felicidade de performar entre as três melhores colocações em cada uma das categorias:

  • 1º lugar na categoria “Cultura Empreendedora”;
  • 3º lugar na categoria “Inovação”;
  • 1º lugar na categoria “Extensão”;
  • 2º lugar na categoria “Internacionalização”;
  • 1º lugar na categoria “Infraestrutura”; e
  • 1º lugar na categoria “Capital Financeiro”.

Ao final do PUEM veio a grande notícia da noite: a UFV foi reconhecida como a Universidade mais Empreendedora de Minas Gerais!

Esse resultado é resultado da inclusão pilar Inovação ao lado dos três pilares clássicos: Ensino, Pesquisa e Extensão. Na prática, este trabalho se dá pelo extenso trabalho realizado pela UFV no âmbito do fomento ao empreendedorismo e à inovação, especialmente através do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ).

Segundo a professora Adriana Faria, Diretora Executiva do tecnoPARQ e Presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI), o desenvolvimento socioeconômico de uma região perpassa pela geração de empregos de qualidade e não há outro caminho para tal que não seja através do empreendedorismo. Partindo disso e visando minimizar o gap existente na conversão de conhecimento científico em inovação, o tecnoPARQ desenvolve extensos trabalhos através de seus programas, serviços e unidades, que dentre as quais cabe destaque à Central de Empresas Juniores (CEMP).

Segundo Cibele Clauver, Coordenadora da CEMP, o resultado alcançado pela UFV no Ranking é reflexo do trabalho realizado pelas 45 Empresas Juniores da instituição, mas em especial do Comitê que ela organizou para a coleta dos dados necessários para a comissão do RUE tivesse em mãos todas as informações necessárias para avaliar a realidade vivenciada pela Universidade. Os integrantes deste comitê foram:

  • Cibele Cláuver de Águiar, Coordenadora da CEMP;
  • Juliana Kie Santana Alicawa, Graduanda da UFV e representante da CEMP;
  • Tulio de Paula Alves Mapa, Graduando da UFV e Embaixador do RUE na UFV;
  • Marcus Vinicius Caetano da Silva, Graduando da UFV e representante do campus Florestal;
  • Matheus Medeiros Santana, Graduando da UFV e representante do campus Rio Paranaíba; e
  • Luiza Maria de Carvalho Carneiro Costa, Graduanda da UFV e representante do campus Viçosa.

Para além do trabalho realizado pelo tecnoPARQ e pelo Movimento Empresa Júnior da UFV, vale ressaltar ainda a forte atuação que outros órgãos institucionais e que alguns órgãos estudantis, tais como o Centro de Empreendedorismo e Inovação (C.E.I.), o CARREIRAS, o Inovalto, a Liga de Empreendedorismo de Viçosa (LEV), o NIT/UFV, dentre outros diversos órgãos ativos na nossa Instituição.

Na última edição do RUE, em 2019, quando a UFV performou entre as 10 Universidades mais empreendedoras do Brasil, uma citação de 2015 da Secretaria de Assuntos Estratégicos/Presidência da República foi muito citada nos documentos oficiais do ranking: “Se o Brasil se tornar uma grande potência sem uma grande universidade de ponta a nível mundial, será o primeiro caso na história de um grande país”. Hoje, analisando os resultados de Minas Gerais, podemos afirmar que a UFV tem liderado esforços para tornar o potencial que o nosso país tem em uma grande potencial mundial.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Diretora do tecnoPARQ integra missão internacional da IASP em Málaga e reforça protagonismo latino-americano na governança global da inovação

A diretora do tecnoPARQ/UFV, Adriana Ferreira de Faria, participou, entre os dias 9 e 12 de fevereiro, da missão internacional da IASP – International Association of Science Parks and Areas...
13 fevereiro 2026

tecnoPARQ fortalece integração regional com webinar do programa tecnoPARQ Connects Brasil–Peru

O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) realizou, na última quarta-feira (11/02), o segundo webinar do programa tecnoPARQ Connects Brasil–Peru, iniciativa desenvolvida em parceria com a Incubadora Nexum, da Pontifícia Universidade...
12 fevereiro 2026

Viçosa sanciona Sistema Municipal de Inovação e inaugura nova fase da política pública de desenvolvimento tecnológico e econômico

Nesta sexta-feira, 06 de fevereiro de 2025, o município de Viçosa deu um passo histórico ao sancionar a Lei que institui o Sistema Municipal de Inovação de Viçosa (SMI). A...
9 fevereiro 2026