Trabalho da Digital Grid, empresa graduada pelo tecnoPARQ, inspira pesquisa de mestrado na UFV sobre automação no setor energético

Digital Grid, empresa pioneira no Brasil na gestão de créditos de energia na geração distribuída, está contribuindo para avanços acadêmicos e tecnológicos. O trabalho desenvolvido pela empresa é tema da dissertação de mestrado de Mateus Fonseca de Souza, desenvolvedor na DG e mestrando em Ciências da Computação na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Intitulada “Extração Automática de Informações de Imagens de Faturas de Energia Elétrica”, a pesquisa tem como objetivo criar um sistema capaz de automatizar a leitura de faturas de energia, tornando o processo mais eficiente, seguro e reduzindo a necessidade de intervenção manual. A defesa da dissertação está marcada para o dia 24 de março, em Viçosa.

A pesquisa e seus desafios

A ideia do tema surgiu de uma necessidade observada no dia a dia da Digital Grid. “A leitura de imagens é um grande desafio atualmente. O objetivo dessa pesquisa era criar um sistema capaz de fazer essa leitura de forma automática, eficiente e segura”, explica Mateus Souza.

A pesquisa utiliza técnicas avançadas de Inteligência Artificial (IA)Machine LearningVisão Computacional e Processamento de Imagens. Além de Mateus, o projeto contou com a participação de alunos de iniciação científica da UFV, reforçando a integração entre academia e mercado.

A Digital Grid apoiou o trabalho com acesso a mentores, computadores e ferramentas de desenvolvimento da Amazon, além de incentivar a aplicação prática dos conhecimentos gerados.

Impacto e contribuições

Além de contribuir para a eficiência operacional da Digital Grid, a pesquisa traz avanços significativos para a área de automação e tecnologia. “Estar em um ambiente acadêmico na UFV incentiva a criatividade. Foi possível propor e testar métodos diferentes, o que é uma contribuição tanto para a pesquisa acadêmica quanto para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos”, destaca Mateus.

Este não é o primeiro trabalho acadêmico relacionado à Digital Grid. Em outubro de 2024, Mateus apresentou o artigo científico “Correção Automatizada de Perspectiva e Orientação de Imagens de Documentos” no XXV Congresso Brasileiro de Automática, no Rio de Janeiro, representando a empresa.

Financiamento e parcerias

A pesquisa é financiada pelo programa Compete Minas, mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, reforçando o compromisso com a inovação e o desenvolvimento tecnológico no estado.

A Digital Grid segue fortalecendo sua relação com a academia, promovendo a aplicação de pesquisas inovadoras no setor energético e contribuindo para o avanço da ciência e da tecnologia no Brasil.

Sobre a Digital Grid

A Digital Grid é uma startup inovadora que atua na gestão completa de créditos de energia, desde a geração até o faturamento, simplificando processos e contribuindo para a sustentabilidade e eficiência das usinas. Por meio de uma plataforma SaaS (Software as a Service), a empresa automatiza a gestão de créditos, criando ambientes de acesso, gerando faturas e realizando cobranças de forma inteligente. Essa solução não apenas maximiza o consumo de energia limpa, mas também fortalece os resultados das usinas, promovendo um futuro mais sustentável.

Fundada por ex-alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Digital Grid teve seu primeiro contato com o tecnoPARQ em 2016. Após retornarem ao mundo das startups em 2019, os empreendedores submeteram a empresa ao Programa de Incubação do tecnoPARQ em março de 2021. Durante os anos de 2021 e 2022, a startup utilizou a infraestrutura e os serviços do parque para se desenvolver e se consolidar no mercado. Após sua graduação no programa de incubação, em 2023, a Digital Grid avança reforçando seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

Com informações e fotos de: Ulisses Nascimento Santos – Analista de Comunicação e Marketing (Digital Grid)

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Diversão, integração e aprendizado marcaram a Colônia de Férias do tecnoPARQ Social

Nos dias 22, 23 e 24 de julho, o Parque Tecnológico de Viçosa se transformou em um verdadeiro espaço de lazer e aprendizado com a realização da Colônia de Férias...
30 julho 2025

tecnoPARQ marca presença na 95ª Semana do Fazendeiro com programação voltada à ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo

Entre os dias 12 e 18 de julho, a Universidade Federal de Viçosa promoveu a 95ª edição da Semana do Fazendeiro, tradicional evento de extensão universitária que atrai milhares de...
23 julho 2025

Encontro estratégico reúne lideranças políticas e regionais para debater expansão do tecnoPARQ

Na última terça-feira, 15 de julho, o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) foi palco de um encontro estratégico que reuniu lideranças políticas, empresariais, acadêmicas e representantes de diversos municípios da...
18 julho 2025