Na última quinta-feira, 4 de julho, o tecnoPARQ – Parque Tecnológico de Viçosa – recebeu a visita institucional do Sr. George El Jallad, encarregado de negócios da Embaixada do Líbano no Brasil. A visita fez parte da agenda oficial do diplomata na cidade, que também incluiu uma homenagem da Câmara Municipal de Viçosa, reconhecendo seu papel no fortalecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Líbano.
A cerimônia na Câmara Municipal, aberta ao público, visou relembrar os laços históricos que conectam Viçosa à comunidade libanesa. A presença libanesa em Viçosa remonta ao final do século XIX e início do século XX, quando imigrantes libaneses, muitos deles mascates, tiveram um papel crucial no desenvolvimento do comércio local, especialmente nos setores de tecidos, armarinhos e calçados.
Durante a visita ao tecnoPARQ, George El Jallad foi acompanhado por uma comitiva que incluía Angélica Patarroyo (Agente de Internacionalização do tecnoPARQ), os empresários José Zaharam e Roberto Nantes (representantes da comunidade libanesa em Viçosa), o professor da UFV Alan Freitas, o juiz Elias Obeid, e os empreendedores Fernanda Schulthais (WGV) e Greyson Capobiango (Recombine), ambos de startups ligadas ao parque.
O diplomata teve a oportunidade de conhecer a infraestrutura e os programas estratégicos do tecnoPARQ, mostrando grande interesse nos modelos de incubação cruzada e softlanding. Ele os enxergou como ferramentas valiosas para integrar empresas libanesas ao vibrante ecossistema de inovação brasileiro.
Duas empresas residentes do tecnoPARQ, que atuam em áreas com forte conexão com o mercado libanês, foram apresentadas ao diplomata, indicando um futuro promissor para parcerias tecnológicas, intercâmbio de conhecimento e a internacionalização de negócios.
Essa visita reforça o tecnoPARQ como um hub de inovação com vocação internacional, além de destacar o potencial de Viçosa como um elo entre a rica história de imigração e as oportunidades atuais de cooperação global.