O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/UFV) alcançou um marco histórico durante a Missão Internacional Anprotec China 2025 ao formalizar três acordos de cooperação internacional voltados para cross acceleration e softlanding de startups com parceiros estratégicos em diferentes continentes:
- Saint-Hyacinthe Technopole (Canadá)
- Parque de Inovação de Buenos Aires (Argentina)
- Dhahran Techno Valley Holding Company – DTVC (Arábia Saudita)
De acordo com Adriana Ferreira de Faria, diretora do tecnoPARQ e presidente da Anprotec, esse resultado é fruto de um processo de longo prazo. “Foram meses de intenso trabalho para consolidar essas parcerias. Agora é hora de transformar os acordos em resultados concretos para o ecossistema de inovação brasileiro”, afirmou.
Além dos três acordos já assinados, o tecnoPARQ dará mais um passo estratégico após a finalização da 42ª Conferência Mundial da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation). Em Hangzhou, será formalizado mais um Memorandum of Understanding (MoU) junto ao Hangzhou Normal University National Science Park (China). O ato acontecerá durante o seminário International Exchange on Deep Integration of Scientific, Technological and Industrial Innovation.
Adriana destacou que a internacionalização e o softlanding de startups são prioridades permanentes do Parque. “São desafios que exigem perseverança e visão de futuro. Tal como no funil de inovação, é preciso trabalhar em mil frentes para que uma grande oportunidade se concretize”, observou.
Para Jucélia Maia, coordenadora do tecnoPARQ, a presença em agendas internacionais tem valor estratégico para a Universidade Federal de Viçosa e para o ecossistema local. “Estar em eventos dessa magnitude significa ampliar nossa rede de cooperação e abrir portas para startups brasileiras”, ressaltou. Ela reforça que o conjunto dos quatro MoUs representa “uma oportunidade de fortalecer o processo de internacionalização, criar novos caminhos para negócios e consolidar a atuação do tecnoPARQ em ambientes globais de inovação”.
Impacto global
Com os três acordos já firmados e o quarto prestes a ser assinado, o tecnoPARQ amplia sua rede de atuação internacional e reforça seu objetivo de ser um espaço de referência para cooperação em ciência, tecnologia e inovação. Como resume Adriana, “sem esforço e investimento nada acontece. Esse reconhecimento internacional é um passo importante para trazer desenvolvimento e prosperidade para Viçosa e para o Brasil”.