Iniciativa do tecnoPARQ fortalece a infraestrutura urbana de Viçosa e promove seu protagonismo como polo de conhecimento, tecnologia e bem-estar social.
No dia 14 de agosto, quarta-feira, às 14h, o tecnoPARQ promoveu um momento estratégico: a Apresentação do Projeto de Expansão do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/UFV). A Profª. Adriana Faria, diretora executiva do tecnoPARQ, apresentou o projeto urbanístico que traz novas oportunidades de melhoria da infraestrutura e possibilidades de crescimento para todo o ecossistema de inovação da cidade.
Reconhecida entre as 15 melhores cidades para se viver em Minas Gerais, Viçosa dá mais um passo rumo ao futuro com o projeto, que integra inovação, meio ambiente, lazer, educação e cultura em uma proposta de desenvolvimento sustentável e acessível. A ação fortalece a cidade como um ambiente propício à inovação e à qualidade de vida.
Sediado em uma cidade universitária de excelência, o tecnoPARQ se beneficia da parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), uma das instituições de ensino superior mais reconhecidas do Brasil e do mundo. A UFV oferece 75 cursos de graduação, 50 programas de pós-graduação, mais de 600 laboratórios e um histórico expressivo em pesquisa, inovação e formação de talentos. Em 2024, a universidade foi classificada entre as mil melhores do mundo no Ranking de Xangai, ocupando posições de destaque em inovação e empreendedorismo nacional.
O projeto urbanístico do tecnoPARQ abrange 214 hectares, sendo 174 destinados à preservação ambiental. Com foco na integração entre espaços de trabalho, moradia, convivência e natureza, a proposta prevê obras estruturantes, como redes de água, esgoto, drenagem e energia elétrica, praças acessíveis, parques sustentáveis e mobiliário urbano funcional e inclusivo. Entre os destaques estão a Praça Lírio Brejeiro, o Parque Vale do Turvo e as Praças Centrais, que contam com paisagismo planejado, áreas acessíveis, bebedouros, bancos, paraciclos e módulos de apoio.
Além do desenvolvimento territorial, o tecnoPARQ também promove impacto direto na comunidade viçosense. Por meio do tecnoPARQ Social, são oferecidos cursos técnicos, esportivos, culturais e profissionalizantes. Em 2024, mais de 1.700 pessoas foram diretamente impactadas, e cerca de 9 mil tiveram contato com ações de conscientização e prospecção.
Em termos econômicos, as empresas vinculadas ao parque geraram mais de 4.600 empregos em 2024, com impacto estimado de R$ 140 milhões na economia local, consolidando o tecnoPARQ como polo de inovação e desenvolvimento.
A missão do tecnoPARQ é clara: contribuir para o desenvolvimento econômico e social, promover uma cultura de inovação e criar oportunidades para toda a população. Com a apresentação do projeto de expansão, Viçosa aproxima da sua missão de ser umacidade inteligente, além de inovadora e pronta para crescer, empreender e viver com qualidade.