tecnoPARQ apresenta projeto de expansão e reforça Viçosa como cidade inteligente com projeto urbanístico inovador

Iniciativa do tecnoPARQ fortalece a infraestrutura urbana de Viçosa e promove seu protagonismo como polo de conhecimento, tecnologia e bem-estar social.

No dia 14 de agosto, quarta-feira, às 14h, o tecnoPARQ promoveu um momento estratégico: a Apresentação do Projeto de Expansão do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/UFV). A Profª. Adriana Faria, diretora executiva do tecnoPARQ, apresentou o projeto urbanístico que traz novas oportunidades de melhoria da infraestrutura e possibilidades de crescimento para todo o ecossistema de inovação da cidade.

Reconhecida entre as 15 melhores cidades para se viver em Minas Gerais, Viçosa dá mais um passo rumo ao futuro com o projeto, que integra inovação, meio ambiente, lazer, educação e cultura em uma proposta de desenvolvimento sustentável e acessível. A ação fortalece a cidade como um ambiente propício à inovação e à qualidade de vida.

Sediado em uma cidade universitária de excelência, o tecnoPARQ se beneficia da parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), uma das instituições de ensino superior mais reconhecidas do Brasil e do mundo. A UFV oferece 75 cursos de graduação, 50 programas de pós-graduação, mais de 600 laboratórios e um histórico expressivo em pesquisa, inovação e formação de talentos. Em 2024, a universidade foi classificada entre as mil melhores do mundo no Ranking de Xangai, ocupando posições de destaque em inovação e empreendedorismo nacional.

O projeto urbanístico do tecnoPARQ abrange 214 hectares, sendo 174 destinados à preservação ambiental. Com foco na integração entre espaços de trabalho, moradia, convivência e natureza, a proposta prevê obras estruturantes, como redes de água, esgoto, drenagem e energia elétrica, praças acessíveis, parques sustentáveis e mobiliário urbano funcional e inclusivo. Entre os destaques estão a Praça Lírio Brejeiro, o Parque Vale do Turvo e as Praças Centrais, que contam com paisagismo planejado, áreas acessíveis, bebedouros, bancos, paraciclos e módulos de apoio.

Além do desenvolvimento territorial, o tecnoPARQ também promove impacto direto na comunidade viçosense. Por meio do tecnoPARQ Social, são oferecidos cursos técnicos, esportivos, culturais e profissionalizantes. Em 2024, mais de 1.700 pessoas foram diretamente impactadas, e cerca de 9 mil tiveram contato com ações de conscientização e prospecção.

Em termos econômicos, as empresas vinculadas ao parque geraram mais de 4.600 empregos em 2024, com impacto estimado de R$ 140 milhões na economia local, consolidando o tecnoPARQ como polo de inovação e desenvolvimento.

A missão do tecnoPARQ é clara: contribuir para o desenvolvimento econômico e social, promover uma cultura de inovação e criar oportunidades para toda a população. Com a apresentação do projeto de expansão, Viçosa aproxima da sua missão de ser umacidade inteligente, além de  inovadora e pronta para crescer, empreender e viver com qualidade.

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Delegação da Universidade de Economia da Cracóvia visita o tecnoPARQ e a UFV

O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) receberam, na última terça-feira (4/02), a visita de uma delegação da Universidade de Economia da Cracóvia, da...
6 fevereiro 2026

Next Level tecnoPARQ Awards 2025 celebra resultados, impacto e novas trajetórias no ecossistema de inovação

O tecnoPARQ realizou, nesta quinta-feira (05/02), mais uma edição do Next Level tecnoPARQ Awards, evento que reuniu empresas, empreendedores, parceiros institucionais, representantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atores...
5 fevereiro 2026

Digital Grid, empresa graduada no tecnoPARQ, é uma das 10 empresas mais inovadoras da América Latina

Startup foi uma das 10 vencedoras do SolarX Startup Challenge 2025, premiada na COP30, entre mais de 100 concorrentes da América Latina e Caribe.   O tecnoPARQ celebra mais um...
3 fevereiro 2026