A Rizoflora Biotecnologia é uma empresa cujo histórico se mostra bastante peculiar, ao mesmo tempo que ilustra com perfeição o caso exemplar a ser perseguido pelo tecnoPARQ. Isso, por ela ser uma spin-off da Universidade Federal de Viçosa, criada a partir dos resultados dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da própria instituição. Ela, então, incubou e se graduou no Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e atualmente ainda reside nas dependências do mesmo, representando toda a jornada de criação de novas empresas de base tecnológica a partir de Instituições de Ensino Superior.
Atualmente, a empresa residente não somente tem colaborado com a cidade de Viçosa com a geração de emprego e renda para a cidade de Viçosa através da operação de um negócio de impacto, como também tem contribuído para a valorização do espaço físico do tecnoPARQ. Desde 2017, a Rizoflora tem realizado investimentos massivos em obras para a ampliação da sua capacidade profissional, prezando sempre pela sua permanência nas dependências do Parque.
Somando todos esses investimentos que já foram realizados e que seguem sendo feitos nos prédios que ela ocupa, totaliza a quantia de R$ 2.126.479,36. Mais de dois milhões de reais investidos na expansão da Rizoflora enquanto empresa, mas também na sua permanência no Parque.
Esse valor demonstra a confiança no trabalho do tecnoPARQ, bem como o apreço que a empresa tem com a cidade de Viçosa, tendo em vista que, mesmo após ter sido adquirida pelo Grupo Stoller, líder mundial em nutrição com foco na fisiologia vegetal e em soluções biológicas, a Rizoflora segue residindo no mesmo local onde nasceu.