No último dia 3 de março, a profa. Dra. Adriana de Faria, Diretora Executiva do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/UFV) e presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), desempenhou um papel de destaque no “IASP Workshop on National Networks of Science and Technology Parks (STP)”, realizado na Arábia Saudita. O workshop, foi promovido pelo King Abdulaziz City for Science and Technology (KACST), e teve como objetivo central proporcionar uma análise abrangente dos parques científicos e tecnológicos, bem como dos distritos de inovação em todo o mundo, bem como facilitar o diálogo entre os participantes, alinhar esforços e identificar oportunidades colaborativas entre os parques tecnológicos e demais ambientes de inovação, tanto dentro quanto fora do Reino Saudita.
A presença e participação da professora Adriana de Faria foram essenciais, não apenas como representante do Brasil, mas também como uma voz experiente e respeitada na área dos parques científicos e tecnológicos. Suas intervenções enfatizaram a importância da cooperação internacional e da formação de parcerias estratégicas para impulsionar a inovação e o crescimento econômico em todas as partes do mundo.
Durante as discussões, diversos tópicos foram abordados, incluindo financiamento e investimento, incubação e aceleração de startups, parcerias estratégicas e redes de divulgação para Parques Tecnológicos e demais ambientes promotores de inovação.
Um posto-chave destacado ao longo do evento foi a necessidade de estabelecer uma frente unificada, capaz de impulsionar a inovação e melhorar a posição do reino saudita entre as organizações internacionais de Parques Científicos e Tecnológicos. A professora Adriana de Faria ressaltou a importância de criar uma rede nacional para os STPs sauditas, promovendo ainda mais a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos entre os diversos atores do ecossistema de inovação.
Ao final do workshop, ficou evidente a viabilidade para avançar em direção a uma cooperação internacional mais coesa e eficaz. Isso não apenas impulsionará o desenvolvimento científico e tecnológico na Arábia Saudita, mas também contribuirá para o progresso global da inovação.