Labor Rural, Empresa Residente do tecnoPARQ, participou de evento inédito sobre cacau e desenvolvimento regional na Zona da Mata

A Labor Rural, empresa residente do tecnoPARQ – Parque Tecnológico de Viçosa, participou, no último dia 17 de outubro, do 1º Seminário Cacau e Desenvolvimento Regional da Zona da Mata, realizado no auditório do IF Sudeste MG – Campus Muriaé. O evento teve como objetivo promover a cacauicultura como vetor de desenvolvimento sustentável e inovação.

Com o tema “Tendências em Sustentabilidade, Inovação e Políticas Públicas para Expansão Produtiva”, o seminário reuniu produtores rurais, cooperativas, técnicos, gestores públicos e instituições de ensino para discutir estratégias de fortalecimento da cadeia produtiva do cacau na região.

A iniciativa contou com o patrocínio da Labor Rural, empresa de tecnologia e soluções agrícolas, referência em inovação aplicada ao agronegócio em Minas Gerais.

Segundo Josias do Amaral, coordenador de Agricultura da Labor Rural, a cultura do cacau representa uma oportunidade real para os pequenos produtores da Zona da Mata. “Quando a gente olha pra Zona da Mata, já está há muitos anos falando em leite, um pouco de grãos, atuando ali com as mesmas cadeias. E a gente sabe como a pecuária leiteira, muitas das vezes de baixa intensidade, tem as suas dificuldades. O pequeno produtor de leite, hoje, enfrenta muitos desafios no campo. E quando a gente olha pra cultura do cacau e pensa em trazer o cacau para a região, a gente está pensando em uma nova oportunidade”, afirmou.

Josias destacou ainda que a região possui condições favoráveis para o cultivo e que a cacauicultura apresenta excelente potencial econômico. “O que a gente quer é possibilitar que pequenos produtores tenham uma renda considerável. É uma cultura que combina muito bem até com o café, porque os manejos são similares. O seminário foi uma oportunidade de trazer pessoas do setor para apresentar e divulgar a cultura do cacau para a região, que tem uma oportunidade excelente nas mãos”, completou.

O evento também buscou estimular a troca de conhecimentos técnicos, incentivar a adoção de práticas sustentáveis, fomentar o uso de tecnologias inovadoras e contribuir para a formulação de novas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da cacauicultura na Zona da Mata.

Sobre a Labor Rural

A Labor Rural é uma agtech de base tecnológica com sede no tecnoPARQ, especializada em soluções inovadoras para o setor agropecuário. Com ampla experiência no agronegócio, a empresa se destaca como referência em análises econômicas e em práticas sustentáveis que promovem maior eficiência técnica e econômica no campo.

Sua atuação é marcada por um forte compromisso com a extensão rural, capacitação de produtores e a modernização do agronegócio mineiro, sempre com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento regional.

 

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

tecnoPARQ promove encontro de inovação e fortalece parceria entre UFV e GDM

Na última quarta-feira, 22 de outubro, o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/UFV) promoveu mais uma edição do Innovation Day, encontro que tem como objetivo aproximar a Universidade Federal de Viçosa...
24 outubro 2025

Viçosa garante emenda para expansão estratégica do tecnoPARQ

Em mais um passo decisivo para o fortalecimento do ecossistema de inovação de Viçosa, foi assegurada uma emenda parlamentar destinada à execução de obras de infraestrutura voltadas à expansão do...
24 outubro 2025

tecnoPARQ divulga projetos aprovados no Programa Spin-off 2025/2

É com grande satisfação que informamos que os projetos foram Aprovados na Chamada tecnoPARQ/CENTEV/UFV de Agosto de 2025 na seleção para o Programa Spin-off da Universidade Federal de Viçosa (UFV)....
23 outubro 2025