A Incubadora do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) foi um dos dois únicos mecanismos brasileiros selecionados para o Programa de Incubação Cruzada Virtual de startups Brasil – África do Sul. Nós e a Incubadora Tec Campos (Campos dos Goytacazes – RJ) iremos receber virtualmente empreendimentos sul-africanos ao longo do programa.
Segundo o próprio edital do programa, ele se trata de “uma imersão de startups brasileiras no ecossistema de inovação sul-africano e na imersão de startups sul-africanas no ecossistema de inovação brasileiro”. O objetivo principal é apoiar agritechs brasileiras e sul-africanas em suas jornadas rumo à internacionalização de seus negócios.
Esta ação é resultado da parceria entre a Embaixada do Brasil na África do Sul, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Departamento de Ciência e Inovação da África do Sul (DSI) e a Agência de Inovação Tecnológica da África do Sul (TIA), com o apoio do Programa de Diplomacia da Inovação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
A previsão é que as agritechs sul-africanas realizem a imersão nos mecanismos brasileiros em novembro. Além da imersão, ainda serão oferecidas às empresas selecionadas sessões preparatórias sobre acesso a mercado, capacitações técnicas, seminários sobre o ecossistema de inovação, mentorias, treinamento de pitch, acesso a investidores locais, business matchmaking e networking qualificado.
Essa aprovação demonstra os esforços do tecnoPARQ para a internacionalização de sua atuação e a aprovação na seleção trata-se de um reconhecimento do trabalho da Incubadora no apoio no desenvolvimento de negócios inovadores focados no agronegócio.
Para maiores informações sobre o Programa, acesse o site da Anprotec.