No dia 18 de novembro, foi realizado o evento “Uruguai como polo de inovação: Conectando startups e PMEs de Biotech, AgTech e FoodTech com o Uruguai”, iniciativa que reuniu instituições dos dois países com o objetivo de aproximar empresas brasileiras do ambiente favorável ao empreendedorismo e à inovação existente no Uruguai.
A ação foi promovida pelo Parque Científico Tecnológico de Pando (PCTP), no Uruguai, em parceria com o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ). O encontro integrou a agenda do tecnoPARQ Connects, programa de internacionalização do tecnoPARQ que conecta startups brasileiras a oportunidades globais e fortalece a inserção internacional do ecossistema mineiro e nacional.
O encontro contou com apresentações de três representantes de instituições-chave do ecossistema uruguaio. Cristina Montero, da Uruguay XXI, apresentou a proposta de valor e as vantagens competitivas do país para empresas estrangeiras, além de características estratégicas que posicionam o Uruguai como destino ideal para expansão global. Na sequência, a Ximena Camaño, da Agência Nacional de Pesquisa e Inovação (ANII), destacou os principais programas e linhas de fomento voltados ao empreendedorismo tecnológico e ao fortalecimento da inovação no país. Por fim, Sebastián Ruiz, da Agência Nacional de Desenvolvimento (ANDE), compartilhou instrumentos e programas oferecidos para o desenvolvimento empresarial, com oportunidades específicas para startups e PMEs que buscam apoio institucional.
Conexão com startups brasileiras e valor estratégico para o Brasil
Voltado a startups de Biotech, AgTech e FoodTech, PMEs inovadoras, pesquisadores, gestores, empresas em processo de internacionalização e investidores, o evento proporcionou ao público brasileiro uma compreensão aprofundada do ecossistema uruguaio de inovação, acesso direto a programas institucionais e a incentivos fiscais, regulatórios e financeiros, oportunidades de coinovação e cooperação internacional, contato direto com agências governamentais e de fomento, além de suporte para estruturar estratégias de internacionalização com segurança e respaldo institucional.
O encontro fortaleceu a rede de relacionamento disponível para empresas residentes e vinculadas ao tecnoPARQ, abrindo portas para novas parcerias e projetos conjuntos entre Brasil e Uruguai.



