Na última terça-feira, aconteceu no tecnoPARQ o Dia de Campo, focado em Inovação e Tecnologia. O evento que reuniu cerca de 60 pessoas foi feito em parceria com o Sistema FAEMG Senar, e integrou produtores rurais, startups, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições do setor agro para debater e apresentar soluções tecnológicas voltadas à produção rural.
Com foco na junção entre conhecimento científico, tecnologia e as demandas reais dos produtores, o Dia de Campo ofereceu uma programação diversificada: os participantes tiveram acesso a pesquisas sobre cafeicultura desenvolvidas pela EPAMIG, conheceram iniciativas do INAES, e puderam visitar as estações tecnológicas e o Agro Maker Lab – laboratório do tecnoPARQ que foi criado para incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras, tecnológicas e empreendedoras para os desafios do agronegócio.
Raieni Cunha, agente tecnoPARQ e supervisora do Agro Maker Lab, celebrou a presença significativa do público no Dia de Campo e apresentou os resultados do laboratório no ano: mais de 1.000 visitas, atendimento a mais de 30 produtores, mais de 70 projetos desenvolvidos e cerca de 120 protótipos criados em 2025. “Esperamos seguir ampliando os resultados e fortalecendo a parceria com o setor produtivo em 2026”, disse.
Para Marcos Reis, gerente da FAEMG SENAR, o evento reforça a importância da aproximação entre produtores e instituições de pesquisa. “Foi uma manhã de muita conexão e troca de ideias. Precisamos que o produtor esteja aqui no tecnoPARQ, no Agro Maker Lab, trazendo suas demandas. A UFV é a casa do conhecimento e, juntos, temos condições de ajudar a solucionar problemas reais do dia a dia”, afirmou Marcos.
A diretora executiva do tecnoPARQ, Adriana Faria, ressaltou o papel da tecnologia no desenvolvimento do agronegócio e a importância de estimular a juventude por meio da inovação. Segundo ela, a transformação do Brasil em um dos maiores produtores de alimentos do mundo se dá graças à pesquisa científica, à inovação tecnológica e ao trabalho dos produtores. “Tecnologia é para resolver, facilitar, trazer produtividade e qualidade de vida. É isso que fixa nossos jovens no campo. Temos condições naturais favoráveis, mas é graças à inovação e ao trabalho dos produtores que alcançamos esse nível de sustentabilidade e competitividade”, declarou.
O evento contou com um café da manhã, recepção, apresentações institucionais e visitas guiadas às estações tecnológicas, onde foram exibidas soluções para gestão de propriedades, agricultura digital, sistemas de monitoramento e uso de ferramentas modernas no campo. Empresas como Esteio Gestão, Fulgur (LEMP), Retiro Produtos, Tec Vaca e Shoptop Geotecnologias participaram, além da presença da EPAMIG e do Agro Maker Lab nas demonstrações práticas.
Ao final, o representante da EPAMIG fez um voo de drone para demonstrar na prática o que foi falado no estande da empresa, e os organizadores agradeceram a participação e fizeram o convite para que os produtores integrem a comunidade Agro Maker e se engajem em futuras iniciativas de inovação promovidas pelo tecnoPARQ e parceiros.
O Dia de Campo reafirmou o compromisso do tecnoPARQ com o fortalecimento da agricultura mineira por meio da inovação e tecnologia — mostrando para produtores rurais que pesquisa, tecnologia e campo podem caminhar juntos para transformar o presente e o futuro do agro regional.



