A Missão Internacional China 2025, organizada pela Anprotec em parceria com o Sebrae, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Programa Diplomacia para a Inovação, começou com resultados expressivos em sua primeira semana. De 8 a 12 de setembro, a delegação brasileira participou de agendas estratégicas em Xiamen, porta de entrada para cooperações de alto impacto entre Brasil e China no campo da ciência, tecnologia e inovação.
Entre os destaques, o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) esteve representado pela Adriana Ferreira de Faria, diretora do tecnoPARQ e presidente da Anprotec , e por, Jucélia Maia, coordenadora do tecnoPARQ, que tiveram papel ativo nas articulações de cooperação internacional.
Primeiros resultados: 12 instituições brasileiras firmam acordos com o China-BRICS SIIP
Logo no primeiro dia, a delegação visitou o China-BRICS Science and Innovation Incubation Park (China-BRICS SIIP), onde 12 instituições brasileiras assinaram Cartas de Intenções de Cooperação com a instituição chinesa. Entre elas, o tecnoPARQ, formalizando compromissos que abrem caminho para:
- programas de soft landing e internacionalização de startups;
- aceleração conjunta de empresas de base tecnológica;
- apoio regulatório;
- conexões com investidores e grandes corporações.
Segundo Adriana Ferreira de Faria, “a assinatura desses acordos reforça a relevância da missão, criando oportunidades concretas para ampliar a presença internacional e fortalecer a inserção do ecossistema brasileiro nas agendas globais de inovação”.
Agenda intensa de conexões estratégicas
A programação incluiu a participação no 25º China International Fair for Investment and Trade (CIFIT), no Evento de Cooperação Econômica e Comercial entre Províncias Chinesas e Estados Brasileiros, e em atividades promovidas pelo BRICS, como o 4º Evento de Cooperação e Intercâmbio da Economia Digital.
Além disso, a delegação realizou visitas técnicas a projetos e instituições de ponta, como o Plano de Emissões Negativas de Carbono (ONCE) da Universidade de Xiamen, o Laboratório de Inovação de Xiang’an (Biomedicina), o Grupo Industrial de Ciência e Tecnologia de Xiamen e a empresa Junrong Medical Equipment Co., Ltd..
O papel do tecnoPARQ
Para Jucélia Maia, coordenadora do tecnoPARQ, “a missão representa um passo estratégico para aproximar o parque de parceiros internacionais e criar condições para que startups vinculadas ao ecossistema de Viçosa tenham acesso a mercados, conhecimento e oportunidades globais”.
A presença de Adriana e Jucélia simboliza não apenas o protagonismo do tecnoPARQ dentro da missão, mas também a força da articulação institucional brasileira em conectar universidades, incubadoras e parques tecnológicos ao cenário internacional.
Continuidade da missão
Após os compromissos em Xiamen, a delegação segue para Pequim, onde participarão de mais uma etapa da missão, que conta com o Brazil-China Innovation Day, na Embaixada do Brasil, e a 42ª Conferência Mundial da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation), principal encontro global de parques científicos e áreas de inovação.
Com a liderança de representantes como Adriana Ferreira de Faria e Jucélia Maia, o tecnoPARQ fortalece sua posição como um ator estratégico na internacionalização da inovação brasileira.