Reconhecimento nacional reforça papel estratégico de Viçosa como polo de inovação; votação acontece entre 5 e 15 de agosto por meio de engajamento nas redes sociais da Anprotec
O tecnoPARQ, vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV), está entre os finalistas do Prêmio Nacional Anprotec de Empreendedorismo Inovador 2025, na categoria Incubadoras de Empresas – Troféu Adelino Medeiros. A premiação, promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), é uma das mais importantes do país no setor e reconhece as melhores práticas de ambientes de inovação. A indicação é resultado do histórico de atuação do tecnoPARQ no fortalecimento do ecossistema empreendedor e na promoção de startups de base tecnológica.
O prêmio, promovido pela Anprotec em parceria com o Sebrae, reconhece programas e ambientes de inovação que fortalecem o empreendedorismo inovador no Brasil. A votação será realizada de 5 a 15 de agosto, por meio do engajamento nas redes sociais da Anprotec, e os vencedores serão anunciados no dia 15 de outubro, durante a 35ª Conferência Anprotec.
Um reconhecimento à inovação com impacto regional
A categoria de Incubadoras de Empresas, pela qual o tecnoPARQ foi indicado, por meio da Incubadora do CenTev, valoriza programas que apresentam práticas relevantes de incubação, impacto regional e soluções inovadoras para o desenvolvimento de negócios.
Localizado em Viçosa (MG), o tecnoPARQ é um dos principais ambientes de inovação do estado, e sua incubadora atua diretamente na capacitação gerencial de empreendedores, com foco em startups que desenvolvem soluções tecnológicas para desafios reais do mercado. Em 2024, as ações da incubadora já impactaram mais de 9 mil pessoas.
Uma trajetória baseada em metodologia, estrutura e resultados
O tecnoPARQ é certificado como Cerne 4 e se destaca por aplicar uma metodologia consolidada, composta por uma jornada de etapas que acompanha o empreendedor desde a ideia até a consolidação no mercado, algumas das etapas são:
Pré-incubação
Voltada a projetos em fase de validação, tração ou operação, com duração de quatro meses. Durante esse período, os empreendedores participam de mentorias, capacitações e suporte técnico para transformar ideias em negócios viáveis.
Incubação
Fase em que as startups recebem infraestrutura, assessoria técnica, consultorias especializadas e conteúdos exclusivos. Em 2024, 17 empresas foram incubadas no tecnoPARQ, com resultados expressivos: mais de R$ 2,9 milhões em receita, além de 115 empregos indiretos criados.
Residência
Etapa voltada à consolidação das empresas no mercado e ao seu fortalecimento regional. Um exemplo de sucesso é a Recombine Biotech, startup de tecnologia recombinante para o agronegócio que nasceu no tecnoPARQ e hoje é empresa residente e graduada.
A incubadora também se conecta com a sociedade por meio de eventos, como o Inovar. Conheça toda a nossa Trilha Empreendedora, que forma lideranças com foco em inovação e transformação.
Prêmio Anprotec: novas categorias, mais diversidade
Até 2016, o Prêmio Anprotec contava com seis categorias técnicas. Com a sua retomada em 2024, a premiação passou a reconhecer cases e programas de impacto, independentemente do tamanho do ambiente de inovação, tornando-se mais inclusiva e alinhada à diversidade do ecossistema nacional.
As categorias atuais são:
- Incubadora de Empresas – Troféu Adelino Medeiros
- Aceleradora – Troféu Lynaldo Cavalcanti
- Hub de Inovação – Troféu Cristiano Becker
- Parque Científico e Tecnológico – Troféu Telmo Silva Araújo
- Negócios de Impacto – Troféu Carlos Eduardo Negrão Bizzotto
Votação e engajamento digital
A seleção dos vencedores será feita a partir do engajamento nas redes sociais da Anprotec entre os dias 05 e 15 de agosto. A participação da comunidade é essencial, já que curtidas, comentários e compartilhamentos contam pontos para a escolha dos premiados.
Vote aqui.
Uma conquista coletiva com foco no futuro
A indicação ao Prêmio Anprotec 2025 reforça o potencial do tecnoPARQ como referência nacional na formação de negócios de base tecnológica e transformação econômica regional. Essa conquista é o ponto de partida para a consolidação de Viçosa como um polo permanente de inovação e empreendedorismo, impactando diretamente o futuro de Minas Gerais e do Brasil.
Participe, compartilhe e apoie essa conquista!
Vamos juntos mostrar a força da inovação mineira no cenário nacional.