A Canabreed Technology Brasil Ltda., uma empresa incubada no Parque Tecnológico da Universidade Federal de Viçosa (UFV), conhecido como tecnoPARQ, está financiando a criação do primeiro banco genético de Cannabis sativa L. do Brasil.. Em parceria com a UFV, a Canabreed investiu cerca de 1,5 milhão de reais para viabilizar a construção de um Banco de Germoplasma, onde serão armazenados e variedades científicas da planta em um ambiente seguro e monitorado.
O projeto visa explorar o vasto potencial da cannabis em áreas como a medicina, a produção de fibras, bioplásticos, alimentos não psicoativos e biocombustíveis. Localizado em uma área de quase um hectare no Vale da Agronomia do campus, o banco genético contará com sofisticados sistemas de segurança e será supervisionado pelo Ministério da Agricultura.
Após quatro anos de negociações, a UFV obteve uma liminar para iniciar a construção, com o suporte da Justiça Federal de Viçosa e em conformidade com as regulamentações da Anvisa. Para a Canabreed, essa parceria fortalece o interesse crescente do mercado brasileiro na cannabis e abre caminho para avanços científicos e econômicos, sempre com transparência e segurança. Segundo o professor do Departamento de Agronomia da UFV, Derly José Henrique da Silva, a previsão é que o banco comece a operar no início de 2025, posicionando o Brasil na vanguarda da pesquisa com cannabis.