Com o tema “Conexões Profissionais: Integrando Talentos e Oportunidades para o Sucesso”, a 11ª edição da Feira de Carreiras da UFV teve início na quarta-feira, 30 de outubro, oferecendo aos estudantes de graduação uma oportunidade valiosa para interagir com empresas, especialistas e instituições que impulsionam o desenvolvimento profissional na região. O evento, criado em 2014, visa aproximar estudantes de diferentes áreas de oportunidades no mercado de trabalho, sendo organizado pelo projeto de extensão Carreiras, vinculado ao Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev). Realizada no auditório do Departamento de Engenharia Florestal da UFV, a feira seguiu até quinta-feira, 31 de outubro.
A abertura oficial contou com a presença da vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes, da representante do tecnoPARQ, Francylara Castro, e da coordenadora-geral do projeto Carreiras, Cibele Vilela, além de diretores dos centros de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, e Exatas e Tecnológicas. Em seu discurso, a vice-reitora ressaltou a importância do evento na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, destacando a chance de contato direto com empresas e novas oportunidades, e incentivou os participantes a aproveitarem ao máximo a programação para expandir seus conhecimentos. O professor João Marcos de Araújo, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), também frisou a relevância do evento como um espaço de reflexão sobre as trajetórias profissionais e motivou a participação nas atividades oferecidas.
Nesta edição, a Feira de Carreiras reuniu empresas como Copasul, Haskell Cosméticos, Oriontec e Esteio, esta última integrante do tecnoPARQ, um dos apoiadores do evento. Cibele Vilela destacou que o objetivo deste ano é evidenciar a diversidade do mercado de trabalho e mostrar que há espaço para alunos de todas as áreas da UFV.
No primeiro dia, a programação incluiu palestras institucionais e palestras magnas voltadas ao desenvolvimento pessoal. A psicóloga e empresária Gilmara Dias conduziu a palestra magna intitulada “Qual profissional você quer se tornar?”. Na quinta-feira, às 13h30, João Pedrosa, mestre em Educação, apresentador e escritor, tratou sobre o papel da educação na construção de carreiras inclusivas e diversificadas. Outros destaques da programação foram uma roda de conversa, a análise de currículos realizada pela Copasul e capacitações promovidas pela equipe do projeto Carreiras.
Informações: Universidade Federal de Viçosa