Universidade Federal de Uberlândia e tecnoPARQ assinam acordo de cooperação técnica.

Na manhã de segunda-feira, dia (20), o Reitor da Universidade Federal de Viçosa – UFV, Prof. Demetrius David da Silva, juntamente com a Vice-reitora, Profa., Rejane Nascentes,  a Diretora Executiva do tecnoPARQ, Profa. Dra. Adriana Ferreira de Faria; a Coordenadora do tecnoPARQ, Jucélia Lopes; a Coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, Francylara Castro e o professor , Murilo Zerbini, representaram a UFV para a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

A assinatura do termo de compromisso ocorreu durante um encontro virtual com o Prof. Carlos Henrique de Carvalho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, representando o Reitor da UFU, Valder Steffen Junior; Prof. Dr. Thiago Paluma – Diretor de Inovação da UFU e aMarina de Souza Lima, Técnica administrativa em educação do Parque Tecnológico da UFU.

O acordo tem por objetivo o desenvolvimento  programas conjuntos, ferramentas e atividades de apoio que ajudem a comunidade acadêmica e os empresários das empresas e dos projetos vinculados à UFV, ao tecnoPARQ e à UFU entrar e se desenvolver no mercado nacional e internacional, permitindo-lhes uma cooperação frutífera e trazendo aos inovadores a chance de encontrar parceiros tecnológicos, estabelecer projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) e buscar novos investidores.

O acordo também contempla a possibilidade de:

  • Intercâmbio de estudantes;
  • Elaboração de atividades conjuntas de pesquisa, inovação e empreendedorismo;
  • Participação em seminários, workshops e eventos;
  • Programas especiais acadêmicos e de empreendedorismo de curta duração;
  • Atividades de intercâmbio cultural e de economia criativa;
  • Participação conjunta em cursos internacionais de treinamento;
  • Treinamento em nível de graduação com cursos realizados pelas Partes, quando aplicável;
  • Consultorias e assessorias;
  • Troca regular de informações e consultas mútuas sobre desenvolvimento e investimento em startups;
  • Programas de aceleração e incubação, bem como outros para a criação de novas empresas de base tecnológica;
  • Programas de soft landing para as empresas vinculadas às Partes;

Além de outras atividades julgadas mutuamente apropriadas.

Além disso, tanto a UFV,  por meio do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), como a UFV, por meio do seu Parque Tecnológico, objetivam propiciar condições para a realização das atividades de pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação aos seus estudantes de graduação e pós-graduação. Já o tecnoPARQ, cumprindo a sua missão, com este acordo objetiva ampliar as possibilidades de convivência entre a UFV, a UFU e o setor produtivo de modo a possibilitar o uso de equipamentos, a participação de seus pesquisadores, dos seus grupos de trabalho ou de seus departamentos, no esforço de criação de empresas de alta tecnologia.

 

Fique por dentro de tudo

Posts relacionados

Premiação da 2° edição do Desafio GDM Universidades acontece com parceria do tecnoPARQ

O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) promoveu em parceria com a GDM, na noite da última terça-feira (03/09), a cerimônia oficial de premiação da segunda edição do Desafio GDM Universidades,...
5 setembro 2024

Avança Café: Resultado Preliminar dos Projetos Aprovados Para a Pré-aceleração é Anunciado

No dia 5 de setembro, o Avança Café divulgou o resultado preliminar dos projetos aprovados para a pré-aceleração. Durante essa semana, o programa recebeu e avaliou as propostas das startups...
5 setembro 2024

Fomentando a Inovação nas Organizações: Quais estratégias promovem uma cultura empreendedora e criativa dentro das empresas?

Para ganhar destaque dentro do mercado é preciso inovar. A melhor maneira de fazer isso é promover uma cultura empreendedora, pois assim é possível estimular a criatividade, experimentação e colaboração...
5 setembro 2024